Oliver Stone entrevistou Vladimir Putin para documentário da TV paga americana

Especialista em documentários sobre políticos polêmicos, Oliver Stone entrevistou o atual líder da Rússia, Vladimir Putin, para o canal pago americano Showtime. Intitulado “The Putin Interviews”, o resultado ganhou trailer e será exibido a partir do próximo dia 12 de junho nos EUA.

Segundo o site Deadline, Stone realizou cerca de 12 entrevistas ao longo de dois anos, sendo a última deles em fevereiro. Nos vídeos, Putin aborda a eleição presidencial americana, a vitória de Donald Trump e o início da gestão do presidente republicano. O russo ainda fala sobre os legados deixados por Josef Stalin e Ronald Reagan, as relações dele com Bill Clinton, George W. Bush, Barack Obama, a questão da Síria e a Ucrânia, além da situação de Edward Snowden, tema do último filme do diretor.

Esta será a primeira entrevista exclusiva de Vladimir Putin para um programa da TV americana desde que assumiu o poder na Rússia em 2000.

“Se Vladimir Putin é, de fato, o grande inimigo dos Estados Unidos, devemos, no mínimo, tentar entendê-lo”, afirmou Oliver Stone, em comunicado.

Antes de Putin, Oliver Stone já havia realizado documentários com entrevistas de Fidel Castro (“Comandante”, “Looking for Fidel” e “Castro in Winter”) e Hugo Chavez (“Mi Amigo Hugo”), além de um apanhado geral com os líderes populistas da América do Sul (“Ao Sul da Fronteira”).