A Fox Networks Group (FNG) Latin America divulgou um comunicado no domingo (5/2) informando o desfecho de sua negociação com a Sky, após o fim do prazo dado. E aconteceu o que os assinantes temiam: a saída da operadora de TV paga.
Com isso, 5,2 milhões de assinantes da Sky perderam o sinal dos canais da Fox.
O comunicado diz que a empresa, “após vários meses de negociação para manter a distribuição de seus atuais canais Fox, FX, National Geographic, Nat Geo Wild, Fox Life, Fox Sports e Fox Sports 2 na plataforma da Sky, não conseguiu, infelizmente, chegar a um acordo”.
A justificativa dada foram os valores baixos oferecidos. “As condições comerciais e de distribuição oferecidas pela Sky estão abaixo dos valores de mercado e do valor e relevância do conteúdo que o público elege e desfruta”, explica a nota.
A empresa acrescenta um pedido de “desculpas aos seus fãs” por esta situação e afirma que sempre “estará aberta ao diálogo e fará o máximo para garantir que os fãs tenham acesso aos seus shows favoritos”. E lista “The Walking Dead”, “Os Simpsons”, “Homeland”, “Prison Break”, “The Americans”, “Scream Queens”, “American Crime Story”, “American Horror Story”, “Modern Family” e até os inéditos “Legion”, “24: Legacy” e “Genius”. “Estes e centenas de horas de entretenimento seguirão a disposição do público no Brasil através de todos os demais sistemas de TV por Assinatura”, conclui o texto.
Além de não conseguir chegar a um acordo em torno dos valores para a renovação da distribuição dos canais, a coluna de Mauricio Stycer no UOL também apontou como razão da saída da Fox as dificuldades para incluir o pacote premium da empresa (com os canais Fox Action e Fox1) na Sky.
O impasse nas negociações, por sinal, não é um fenômeno exclusivamente brasileiro e estaria acontecendo entre os dois grupos no âmbito da América Latina.
O detalhe é que a Sky não foi a primeira operadora a perder o sinal do grupo Fox. Há exatamente um ano, em fevereiro de 2016, a programadora tirou seus canais da Oi, afetando mais de 1 milhão de assinantes. Na ocasião, o sinal voltou após uma semana. Mais recentemente, também houve uma disputa em torno de valores e dos canais premium com a Net e a Claro, que somam 10 milhões de clientes, mas o acordo foi feito antes da situação levar a uma atitude drástica.
Vale lembrar que a série “The Walking Dead”, exibida pela Fox, possui a maior audiência da TV paga no Brasil. Além desta atração, o canal prepara o lançamento de atrações bastante aguardadas para os próximos meses, como “24: Legacy”, “Legion” e o retorno de “Prison Break”.