Trailer de drama de época mostra a resistência ao nazismo na Alemanha

A IFC Films divulgou o pôster e o trailer de “Alone in Berlin”, drama de época sobre a resistência ao nazismo no coração da Alemanha. A trama acompanha a história real de […]

A IFC Films divulgou o pôster e o trailer de “Alone in Berlin”, drama de época sobre a resistência ao nazismo no coração da Alemanha. A trama acompanha a história real de um pai enraivecido pela morte do filho na guerra, que resolve confrontar as mentiras do governo sobre as vitórias do nazismo. Para isso, ele passa a deixar cartas e recados com propaganda anti-nazista em diversos lugares estratégicos de Berlim, contando apenas com a ajuda da esposa. Não demora e sua tática chama atenção da Gestapo, que tenta descobrir sua identidade para silenciá-lo.

O elenco destaca Brendan Gleeson (“O Guarda”) como o pai, Emma Thompson (“O Bebê de Bridget Jones”) como a mãe e Daniel Brühl (“Capitão América: Guerra Civil”) voltando a viver um nazista bastardo inglório.

O filme também chama atenção pela interpretação canastrona, que opta por trazer atores falando em inglês com sotaque carregado para caracterizar seus personagens como alemães. É uma tática risível, mas que tem aval, por incrível que pareça, da Academia, que deu um Oscar para o sotaque alemão de Kate Winslet em “O Leitor” (2008). Considerando que hoje em dia até séries incorporam idiomas originais em suas tramas – “The Strain”, por exemplo, tem flashbacks em que alemães falam… alemão! – , a opção não deveria ser incentivada, mas ridicularizada.

Com direção do suiço Vincent Perez, “Alone in Berlin” estreia em 13 de janeiro nos EUA e não tem previsão de lançamento no Brasil.