Ridley Scott ganhará homenagem pela carreira do Sindicato dos Diretores dos EUA

O Sindicato dos Diretores dos EUA vai homenagear o cineasta inglês Ridley Scott com um prêmio pelo conjunto da obra, na cerimônia da entrega de seus troféus de melhores do ano, os […]

O Sindicato dos Diretores dos EUA vai homenagear o cineasta inglês Ridley Scott com um prêmio pelo conjunto da obra, na cerimônia da entrega de seus troféus de melhores do ano, os DGA Awards, prevista para o dia 4 de fevereiro, em Los Angeles.

Em comunicado, o presidente do DGA, Paris Barclay, elogiou o trabalho de Scott por seus “visuais arrebatadores, mundos imersivos e performances poderosas dentro de um trabalho com bastante diversidade”. “Ao longo de quatro décadas, a carreira pioneira do cineasta demonstrou o impacto e a importância de um diretor com uma visão singular”, completou.

Ridley Scott começou no cinema com o cult “Os Duelistas”, mas sua fama mundial se deve a duas ficções científicas: “Alien – O Oitavo Passageiro” (1979) e “Blade Runner – Caçador de Andróides” (1982). Entretanto, ele não se acomodou como cineasta de gênero, produzindo clássicos tão diferentes quanto o transgressor “Thelma e Louise” (1991), “Gladiador” (2000) e “Falcão Negro em Perigo” (2001), três dos filmes mais influentes dos últimos anos. Apenas recentemente ele voltou à sci-fi, assinando “Prometheus” (2012) e o excelente “Perdido em Marte” no ano passado.

Scott irá se juntar a outros homenageados famosos do DGA, como os lendários Cecil B. DeMille (em 1953), Frank Capra (1959), Alfred Hitchcock (1968), Orson Welles (1984), Billy Wilder (1985), Steven Spielberg (2000), Martin Scorsese (2003) e Miloš Forman (2013).