Quatro Vidas de um Cachorro: Drama metafísico canino ganha trailer legendado

A Universal Pictures divulgou o cartaz nacional e o trailer legendado do filme “A Dog’s Purpose”, que ganhou o título em português “Quatro Vidas de um Cachorro”. A prévia é a mesma […]

A Universal Pictures divulgou o cartaz nacional e o trailer legendado do filme “A Dog’s Purpose”, que ganhou o título em português “Quatro Vidas de um Cachorro”. A prévia é a mesma disponibilizada no mercado americano, que, basicamente, dispensa o espectador de ver o filme, já que conta a história completa. O material de imprensa nacional ainda inclui uma desinformação, ao destacar que a voz do cachorro é feita por Bradley Cooper. Mas ele foi substituído na produção por Josh Gad (“Pixels”), bastante cotado como dublador – ele deu voz ao boneco de neve Olaf na animação “Frozen – Uma Aventura Congelante” e ao passarinho Chuck em “Angry Birds – O Filme” (2016).

A trama acompanha a vida de um homem chamado Ethan, da infância à meia idade, pelo ponto de vista de seu simpático cachorrinho, que pensa em voz alta, travando vários diálogos existenciais consigo mesmo. A ideia, por sinal, soa estranhamente como o cruzamento da narrativa metafísica de “A Árvore da Vida” (2011) com o dilema do cachorro de “Lembranças de Outra Vida” (1995). Trata-se de uma drama metafísico canino, que acompanha o cachorro por, como diz o título nacional, quatro vidas. Isto mesmo. O filme mostra o cachorro renascendo cada vez como uma raça diferente, mas sempre como um espécime da canina e sem perder suas memórias, para que, um dia, encontre seu propósito, enquanto segue fazendo diferença na vida dos mais diversos humanos. O final feliz se dá com seu reencontro com o menino do começo do filme, que virou um adulto de meia idade após tantos anos.

Está tudo ali no trailer, o filme completo, com direito a cenas do primeiro namoro de Ethan, ainda adolescente, e o reencontro com a amada muitos anos depois, sempre com o auxílio do cachorro-cupido.

O curioso é que, apesar dessa descrição, a história não parece exatamente uma comédia infantil/produção espírita, embora a prévia apresente trechos divertidos/espirituais. Na verdade, algumas cenas marejam os olhos, evocando momentos dramáticos dignos de “Marley e Eu” (2008).

O elenco destaca Bryce Gheisar (série “Walk the Prank”), K.J. Apa (o Archie da vindoura série “Riverdale”) e Dennis Quaid (“Conspiração e Poder”) como o protagonista em três fases diferentes da história, enquanto Britt Robertson (“Tomorrowland”) e Peggy Lipton (“Quando em Roma”) vivem sua paixão na trama.

A direção é do sueco Lasse Hallström que, por coincidência, tornou-se internacionalmente conhecido com um filme chamado “Minha Vida de Cachorro” (1985). Detalhe: aquele filme (belíssimo, por sinal) não tinha cachorro nenhum.

A estreia de “Quatro Vidas de um Cachorro” está marcada para 26 de janeiro no Brasil, um dia antes do lançamento nos EUA.

A-DOG'S-PURPOSE_Localizado02BR