Jennifer Lopez vai viver madrinha da cocaína da Colômbia em telefilme da HBO

A atriz e cantora Jennifer Lopez vai viver a “madrinha da cocaína” Griselda Blanco, a mulher mais poderosa do tráfico colombiano, num telefilme do canal pago HBO, que acompanhará a ascensão e […]

A atriz e cantora Jennifer Lopez vai viver a “madrinha da cocaína” Griselda Blanco, a mulher mais poderosa do tráfico colombiano, num telefilme do canal pago HBO, que acompanhará a ascensão e queda da traficante nos anos 1970 e 80.

“Há muitos anos estou fascinada pela vida dessa complicada mulher corrupta”, disse Lopez, em comunicado.

Ainda sem título, o telefilme vai contar a origem do tráfico internacional de cocaína para os EUA, já que a trama se passa antes da entrada de Pablo Escobar no negócio, destacando o pioneirismo de Griselda, que se estabeleceu em Miami, de onde coordenou as viagens de suas “mulas” e mostrou do que era capaz.

A criminosa também ficou conhecida como “A Viúva Negra”, apelido que ganhou por matar dois de seus maridos – e que nomeou uma série colombiana sobre sua vida, atualmente na 2ª temporada. Segundo as autoridades de seu país, ela seria responsável por pelo menos 250 homicídios, além de ter estimulado, sem piedade, as disputas sangrentas entre gangues rivais para enfraquecer seus concorrentes, tornando-se numa figura temida e emblemática da guerra às drogas.

Presa em 1985, Blanco passou quase duas décadas em prisões americanas até recuperar sua liberdade em 2004. De volta à Colômbia, instalou-se em Medellín e tentou manter um perfil discreto. Mas foi morta por dois assassinos de aluguel, em setembro de 2012, quando voltava do açougue.

A produção se encaixa na atual tendência de dramatização do tráfico de drogas, tanto em filmes como “Conexão Escobar (2016), com Bryan Cranston, e o vindouro “American Made” (2017), com Tom Cruise, quanto em séries como “Narcos”, em que Wagner Moura vive Pablo Escobar, e “Queen of the South”, com Alice Braga. Também é o segundo projeto televisivo seguido de Lopez, que estrela e produz a série “Shades of Blue”, renovada para sua 2ª temporada na rede americana NBC.