O Roubo da Taça: Trailer de comédia premiada revela destino tragicômico da Taça Jules Rimet

A comédia de época “O Roubo da Taça”, de Caito Ortiz (“Estação Liberdade”), ganhou seu primeiro trailer. Diferente da onda besteirol que infantiliza o humor nacional, a prévia explora, com humor negro […]

A comédia de época “O Roubo da Taça”, de Caito Ortiz (“Estação Liberdade”), ganhou seu primeiro trailer. Diferente da onda besteirol que infantiliza o humor nacional, a prévia explora, com humor negro e cinismo, o roubo verídico da Taça Jules Rimet, conquistada pela seleção brasileira de futebol no tricampeonato da Copa de 1970.

O roteiro do próprio Ortiz e Lusa Silvestre (“Mundo Cão”) não inventa o crime absurdo, mas cria personagens fictícios e uma narrativa tragicômica para mostrar como o assalto foi realizado de forma extremamente fácil por criminosos amadores. Puxando um pouco para a caricatura, a trama acompanha um corretor de seguros endividado que, para pagar dívidas, consegue roubar sem muitas dificuldades a estatueta de ouro dos cofres da CBF. O problema é que, depois, nenhum atravessador quer ficar com a Taça.

Um dos detalhes que chama atenção na produção é que ela não é estrelada por galãs ou humoristas da TV, trazendo como rosto mais conhecido a atriz Taís Araújo (série “Mister Brau”). Por conta disso, é ela quem assume o primeiro plano do pôster oficial, mesmo sendo coadjuvante na trama.

O elenco inclui Paulo Tiefenthaler (“Trinta”), Danilo Grangheia (“O Que Se Move”), Leandro Firmino (“Cidade de Deus”), Mr. Catra (“Quase Dois Irmãos”), Milhem Cortaz (“O Lobo Atrás da Porta”) e Stepan Nercessian (“Os Penetras”).

Premiado nos EUA, como Melhor Filme da seção Visions do Festival SXSW, “O Roubo da Taça” terá sua première nacional no Festival de Gramado, que acontece entre 26 de agosto a 3 de setembro na Serra Gaúcha. A estreia comercial nos cinemas está marcada para 8 de setembro.