Paramount processa produtores de fan film baseado na franquia Star Trek

A Paramount Pictures e a CBS Television resolveram processar os produtores de um filme de fãs baseado na franquia “Star Trek”. Até então simpática a essas produções independentes, que chegam a reunir […]

A Paramount Pictures e a CBS Television resolveram processar os produtores de um filme de fãs baseado na franquia “Star Trek”. Até então simpática a essas produções independentes, que chegam a reunir atores da série clássica, a Paramount teria decidido agir quando o filme “Axanar” passou a se apresentar como “profissional”, arrecadando US$ 1 milhão de financiamento coletivo no Kickstarter.

Segundo o site The Hollywood Reporter, a Paramount e a CBS passaram a ver “Axanar” como violação de propriedade intelectual, indo à justiça para impedir a produção, por “usar elementos e marcas registradas de ‘Star Trek’, como seus planetas, personagens, espécies e temas”.

O produtor do filme, Alec Peters, afirmou que “já estava preparado para isso e vai se defender na justiça. Existem fan films por aí há 30 anos, e muitos arrecadaram dinheiro”. Vale observar que o próprio conceito de fan film se consolidou com as produções de “Star Trek” na internet, muitas feitas com o apoio de profissionais e atores que participaram dos filmes e séries produzidas pela Paramount.

Peters também adicionou que seu filme “é uma carta de amor à franquia”. Apresentado como um prólogo, “Axanar” se passa alguns anos antes do primeiro episódio da clássica “Jornada nas Estrelas”, abordando a história de uma batalha que permitiu a formação da Federação de Planetas.

Enquanto isso, “Star Trek” se prepara para comemorar seu cinquentenário em 2016 com o lançamento de um novo filme oficial, “Star Trek Sem Fronteiras”. Além disso, uma nova série está sendo desenvolvida, visando lançamento em 2017.