Universo de Star Trek vai ganhar nova série de TV

A veterana franquia sci-fi “Star Trek”, que completa 50 anos em 2016, vai voltar para a televisão, onde tudo começou. A rede americana CBS anunciou a produção de uma nova série, com […]

A veterana franquia sci-fi “Star Trek”, que completa 50 anos em 2016, vai voltar para a televisão, onde tudo começou. A rede americana CBS anunciou a produção de uma nova série, com diferentes personagens e jornadas a novos mundos e civilizações.

A atração está sendo desenvolvida por Alex Kurtzman, um dos roteiristas do reboot cinematográfico da franquia. Ele trabalhou nos dois filmes dirigidos por J.J. Abrams, “Star Trek” (2009) e “Além da Escuridão – Star Trek” (2013), e ainda produz três séries de sucesso na CBS: “Hawaii Five-0”, “Scorpion” e “Limitless”.

“Não há melhor momento para dar aos fãs de ‘Star Trek’ uma nova série que na celebração dos 50 do aniversário da série original”, disse David Stapf, presidente da CBS Television Studios. “Todo mundo aqui tem um grande respeito por esta franquia e estamos animados por poder lançar o seu próximo capítulo televisivo pela mente criativa e mãos hábeis de Alex Kurtzman, alguém que conhece este mundo intimamente”, completou.

O lançamento, porém, só vai acontecer em janeiro de 2017. Tanto tempo se deve ao trabalho de desenvolvimento dos roteiros, escolha do novo elenco, gravação de todos os episódios e a pós-produção de efeitos visuais.

A 1ª temporada será totalmente produzida antes do início de sua exibição, pois a CBS pretende aproveitar a série para popularizar o seu serviço de streaming. O planejamento prevê que, após a première, com um episódio especial na TV, o resto dos capítulos será disponibilizado exclusivamente para os assinantes do serviço CBS All Access. Ou seja, a CBS quer usar o programa para emplacar a “sua Netflix”.

“Esta nova série vai estrear para o público americano na CBS, para, em seguida, audaciosamente ir aonde nenhuma série de ‘Star Trek’ jamais foi, diretamente para seus milhões de fãs através do CBS All Access”, explicou Marc DeBevoise, Vice-Presidente Executivo da CBS Digital Media. “Nós temos experimentado um crescimento constante no CBS All Access, e temos agora uma oportunidade incrível para acelerar este crescimento com a icónica ‘Star Trek’ e sua base de fãs dedicados e apaixonados”.

Além da “Jornada nas Estrelas” original, lançada em 1966, que durou três temporadas, o programa clássico já rendeu na TV uma versão animada (1973–1975) e quatro séries derivadas, produzidas após o sucesso dos primeiros filmes da franquia: “A Nova Geração” (1987-1994), “Deep Space Nine” (1993-1999), “Voyager” (1995-2001) e “Enterprise” (2001-2005). Assim como os personagens da série dos anos 1960, a tripulação da “Nova Geração” também estrelou produções cinematográficas.

Por sinal, “Star Trek” vai continuar no cinema com o longa “Star Trek Beyond”, terceiro do reboot da saga original, dirigido por Justin Lin (“Velozes & Furiosos 6”), que tem lançamento marcado para 7 de julho no Brasil.