Adiada novamente, sequência de Avatar segue sem previsão de lançamento

Surpresa? A sequência de “Avatar” (2009) não deve mais estrear no final de 2017, como o diretor James Cameron afirmou há apenas um mês. “Estamos mirando no Natal de 2017″, ele disse, […]

Surpresa? A sequência de “Avatar” (2009) não deve mais estrear no final de 2017, como o diretor James Cameron afirmou há apenas um mês. “Estamos mirando no Natal de 2017″, ele disse, em 23 de dezembro. Entretanto, segundo o site The Wrap, o filme não vai estrear nesta data, porque o cineasta ainda não marcou o início das filmagens.

Vale lembrar que Cameron prometeu originalmente a sequência do sucesso de 2009 para o ano de 2013. Mas logo que viu o trabalho que teria, revisou seus planos e reservou o lançamento para o final de 2014. Conforme o prazo se aproximava sem a produção começar, o diretor fez novo anúncio, garantindo a estreia em 2015. Na data prevista, porém, apenas os roteiros ficaram prontos. O que fez o longa ganhar uma nova data “definitiva”: dezembro de 2016 – que já caiu, assim como a previsão de dezembro de 2017.

De adiamento em adiamento, Cameron aumenta seu orçamento sem iniciar a produção. Dizendo que pretende filmar três longas simultaneamente – “Avatar 2” a “4” – ele teria entregue uma conta de mais de US$ 1 bilhão para a 20th Century Fox, segundo fontes diversas da imprensa. A aposta é ambiciosa, pois “Avatar” detém o recorde de maior bilheteria de cinema de todos os tempos, com US$ 2,7 bilhão de arrecadação mundial. Mas se os planos de sua continuação derem errado, o risco para a Fox é altíssimo. Um desastre nas bilheterias poderia, inclusive, quebrar o estúdio.

Cameron vai dirigir todos os três filmes, mas cada um foi escrito por um time diferente. A história de “Avatar 2” foi desenvolvida por Rick Jaffa e Amanda Silver (a dupla de “Planeta dos Macacos 2: O Confronto”), “Avatar 3” ficou a cargo de Josh Friedman (criador da série “Terminator: The Sarah Connor Chronicles”, também baseado em personagens de Cameron) e “Avatar 4” acabou nas mãos de Shane Salerno (do pavoroso “Aliens vs. Predador 2”).

Mas enquanto o diretor faz planos, a atriz Zöe Saldana entrou em duas outras franquias sci-fi, “Star Trek” e “Guardiões da Galáxia”, e se quiser contar com ela em seus filmes vai precisar contornar o complexo cronograma das sequências dessas duas superproduções. Além dela, o diretor também confirmou interesse em trazer de volta o protagonista Sam Worthington e os intérpretes de dois personagens que morreram em “Avatar”, Sigourney Weaver e Stephen Lang.