Adam Sandler e Cinquenta Tons de Cinza disputam prêmio de Piores do Ano

Um filme que causou frisson entre o público feminino, a nova sci-fi dos diretores de “Matrix” e um dos atores favoritos dos brasileiros são os destaques do Framboesa de Ouro 2016, premiação […]

Um filme que causou frisson entre o público feminino, a nova sci-fi dos diretores de “Matrix” e um dos atores favoritos dos brasileiros são os destaques do Framboesa de Ouro 2016, premiação anual dos piores do cinema americano. O romance erótico “Cinquenta Tons de Cinza” e a sci-fi espacial “O Destino de Júpiter” lideram a disputa com seis indicações cada, mas, como já virou tradição, Adam Sandler também aparece com destaque.

Os Razzies, como são conhecidos os troféus das framboesas douradas, não consideraram “Ridiculous 6” na competição, para alívio do Netflix, mas nem precisaram incluir o pior filme em todas as mídias, pois Sandler apareceu em dose dupla, representado por “Pixels” e “Trocando os Pés”. Ele concorre a pior ator pela quarta vez consecutiva.

Um amiguinho de Sandler, Kevin James, além de estar em “Pixels”, também mostrou dedicação em seguir os passos do mestre ao participar da comédia “Segurança de Shopping 2”, que teve sua estreia cancelada no Brasil no ano passado. O filme também entrou no Top 5 dos fracassados.

Além dos citados, completa o pódio dos piores lançamentos de cinema em 2015 o filme de super-heróis “Quarteto Fantástico”.

Este ano, os Razzies podem repetir um paradoxo visto em sua edição mais comentada. Assim como aconteceu em 2010, quando Sandra Bullock foi eleita a pior atriz do ano por “Maluca Paixão” e, no dia seguinte, venceu o Oscar por “Um Sonho Possível”, três candidatos podem aparecer nos dois prêmios.

Johnny Depp concorre como pior ator por “Mortdecai”, mas está cotado ao Oscar por “Aliança do Crime”, assim como Rooney Mara, indicada a pior coadjuvante por “Pan” e celebrada como coadjuvante de “Carol”.

Como o troféu Framboesa de Ouro não leva a sério as escolhas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o melhor ator e a melhor atriz do Oscar 2015 também são candidatos aos Razzies, pelos papeis que interpretaram logo após a consagração. Eddie Redmayne e Julianne Moore concorrem a piores coadjuvantes por “O Destino de Jupiter” e “O Sétimo Filho”, respectivamente. Redmayne, por sinal, também é favorito ao Oscar deste ano por “Garota Dinamarquesa”, enquadrando-se no fenômeno de Sandra Bullock.

O caso de Sandra Bullock foi mesmo um divisor de águas para o evento, até então restrito ao folclore de Hollywood. Mostrando espírito esportivo, ela tornou-se uma das raras celebridades ridicularizadas a fazer questão de receber seu troféu pessoalmente em 2010. Isto ajudou a colocar o prêmio na grande mídia. E quando a atriz voltou a disputar o Oscar por “Gravidade”, os produtores dos Razzies resolveram homenageá-la com a criação de um novo troféu, um prêmio de redenção para os indicados que dão a volta por cima em suas carreiras.

O favorito à redenção em 2016 é Sylvester Stalone. Após ser indicado 14 vezes ao Framboesa de Ouro, ele venceu no fim de semana o Globo de Ouro de melhor coadjuvante por “Creed”.

Além dos atores, Tom McCarthy, diretor de “Spotlight – Segredos Revelados”, recém-indicado ao prêmio de melhor diretor do ano pelo sindicato dos cineastas de Hollywood, aparece indiretamente entre os piores. Seu filme “Trocando de Pés”, estrelado por Adam Sandler, concorre em duas categorias.

Os prêmios dourados são entregues em Los Angeles um dia antes do Oscar. A cerimônia deste ano vai acontecer em 27 de fevereiro.

[symple_toggle title=”Clique aqui para conferir todos os indicados” state=”closed”]

Indicados ao troféu Framboesa de Ouro 2016

PIOR FILME
“Quarteto Fantástico”
“Cinquenta Tons de Cinza”
“O Destino de Júpiter”
“Segurança de Shopping 2”
“Pixels”

PIOR ATOR
Johnny Depp, “Mortdecai”
Jamie Dornan, “Cinquenta Tons de Cinza”
Kevin James, “Segurança de Shopping 2”
Adam Sandler, “Trocando os Pés”, “Pixels”
Channing Tatum, “O Destino de Jupiter”

PIOR ATRIZ
Katherine Heigl, “Lar Doce Inferno”
Dakota Johnson, “Cinquenta Tons de Cinza”
Mila Kunis, “O Destino de Jupiter”
Jennifer Lopez, “O Garoto da Casa ao Lado”
Gwyneth Paltrow, “Mortdecai”

PIOR ATOR COADJUVANTE
Chevy Chase, “A Ressaca 2” e “Férias Frustradas”
Josh Gad, “Pixels” e “Padrinhos LTDA”
Kevin James, “Pixels”
Jason Lee, “Alvin e os Esquilos 4”
Eddie Redmayne, “O Destino de Jupiter”

PIOR ATRIZ COADJUVANTE
Kayley Cuoco-Sweeting, “Alvin e os Esquilos 4” e “Padrinhos LTDA”
Rooney Mara, “Pan”
Michelle Monaghan, “Pixels”
Julianne Moore, “O Sétimo Filho”
Amanda Seyfried, “O Natal dos Coopers” e “Pan”

PIOR REMAKE/SEQUÊNCIA
“Alvin e os Esquilos 4”
“O Quarteto Fantástico”
“A Ressaca”
“A Centopéia Humana 3”
“Segurança de Shopping 2”

PIOR COMBO
Todos os quatro fantásticos, “O Quarteto Fantástico”
Johnny Depp e seu bigode grudado com cola, “Mortdecai”
Jamie Dornan & Dakota Johnson, “Cinquenta Tons de Cinza”
Kevin James e seu bigode grudado com cola, “Segurança de Shopping 2”
Adam Sandler e qualquer par de sapatos / “Trocando os pés”

PIOR DIRETOR
Andy Fickman, “Segurança de Shopping 2”
Tom Six, “Centopéia Humana 3”
Sam Taylor-Johnson, “Cinquenta Tons de Cinza”
Josh Trank (& Alan Smithee?), “Quarteto Fantástico”
The Wachowskis (Andy & Lana), “O Destino de Jupiter”

PIOR ROTEIRO
Jeremy Slater, Simon Kinberg e Josh Trank, “O Quarteto Fantástico”
Kelly Marcel, “Cinquenta Tons de Cinza”
Andy e Lana Wachowski, “O Destino de Júpiter”
Kevin James e Nick Bakay, “Segurança de Shopping 2”
Tim Herlihy e Timothy Dowling “Pixels”

PRÊMIO REDENÇÃO
Elizabeth Banks
M. Night Shyamalan
Will Smith
Sylvester Stallone

[/symple_toggle]