Bonecas de Rey são raridade entre os brinquedos “para meninos” de Star Wars

Quando uma situação se repete por três vezes, recebendo as mesmas críticas, ninguém mais pode dizer que se trata de acaso. Pois pela terceira vez a Disney licenciou para a Hasbro a […]

Quando uma situação se repete por três vezes, recebendo as mesmas críticas, ninguém mais pode dizer que se trata de acaso. Pois pela terceira vez a Disney licenciou para a Hasbro a fabricação de brinquedos derivados de um sucesso de cinema, e os produtos voltam a minimizar as principais personagens femininas da produção. Quem já procurou pelos bonecos da Viúva Negra (“Vingadores”) e Gamora (“Guardiões da Galáxia”) nem se surpreende mais com a dificuldade de encontrar brinquedos baseados em Rey, que é simplesmente a personagem principal de “Star Wars: O Despertar da Força”.

O set mais popular de bonecos licenciados pela Hasbro reúne Finn (John Boyega), Chewbacca (Peter Mayhew), Poe Dameron (Oscar Isaac) e Kylo Ren (Adam Driver), além de um líder dos stormtroopers e um piloto de TIE fighter, ambos figurantes. Mas nada de Rey (Daisy Ridley). Ela também não foi incluída na versão de “Monopoly” (o Banco Imobiliário americano) baseada em “Star Wars”. E nem sequer no set do Millennium Falcon, que traz Finn e Chewie, mas não a piloto.

Um pai irritado por não encontrar brinquedos da personagem para sua filha lançou a hashtag #whereisrey no Twitter. E alguns compradores observaram que era possível encontrar bonecos individuais da heroína, na linha premium, mas eles se esgotaram nas primeiras horas de exibição do filme, e permanecem em falta em grandes redes online como Amazon e Toys R Us, porque foram fabricados em menor quantidade. Outro detalhe: Rey é uma das personagens com menos produtos disponíveis – apenas quatro.

Mas isso não é nada perto da consideração dada às outras duas mulheres que se destacam no filme, a vilã Capitã Phasma (Gwendoline Christie), que ganhou dois bonecos, e a icônica Leia (Carrie Fisher), que simplesmente foi ignorada na linha de brinquedos do novo filme.

Para completar, o site da Hasbro identifica os bonecos de “Star Wars”, chamados de Action Figures, como produtos para meninos. Aparentemente, meninas não podem brincar com a Rey, que é valente e heroica, só com a Barbie, que tem vestidos e uma casinha.