Quando uma situação se repete por três vezes, recebendo as mesmas críticas, ninguém mais pode dizer que se trata de acaso. Pois pela terceira vez a Disney licenciou para a Hasbro a fabricação de brinquedos derivados de um sucesso de cinema, e os produtos voltam a minimizar as principais personagens femininas da produção. Quem já procurou pelos bonecos da Viúva Negra (“Vingadores”) e Gamora (“Guardiões da Galáxia”) nem se surpreende mais com a dificuldade de encontrar brinquedos baseados em Rey, que é simplesmente a personagem principal de “Star Wars: O Despertar da Força”.
O set mais popular de bonecos licenciados pela Hasbro reúne Finn (John Boyega), Chewbacca (Peter Mayhew), Poe Dameron (Oscar Isaac) e Kylo Ren (Adam Driver), além de um líder dos stormtroopers e um piloto de TIE fighter, ambos figurantes. Mas nada de Rey (Daisy Ridley). Ela também não foi incluída na versão de “Monopoly” (o Banco Imobiliário americano) baseada em “Star Wars”. E nem sequer no set do Millennium Falcon, que traz Finn e Chewie, mas não a piloto.
Um pai irritado por não encontrar brinquedos da personagem para sua filha lançou a hashtag #whereisrey no Twitter. E alguns compradores observaram que era possível encontrar bonecos individuais da heroína, na linha premium, mas eles se esgotaram nas primeiras horas de exibição do filme, e permanecem em falta em grandes redes online como Amazon e Toys R Us, porque foram fabricados em menor quantidade. Outro detalhe: Rey é uma das personagens com menos produtos disponíveis – apenas quatro.
Mas isso não é nada perto da consideração dada às outras duas mulheres que se destacam no filme, a vilã Capitã Phasma (Gwendoline Christie), que ganhou dois bonecos, e a icônica Leia (Carrie Fisher), que simplesmente foi ignorada na linha de brinquedos do novo filme.
Para completar, o site da Hasbro identifica os bonecos de “Star Wars”, chamados de Action Figures, como produtos para meninos. Aparentemente, meninas não podem brincar com a Rey, que é valente e heroica, só com a Barbie, que tem vestidos e uma casinha.