Diretor de A Chegada é confirmado à frente do remake de Duna

Denis Villeneuve foi confirmado como diretor da nova versão de “Duna”. O anúncio foi feito via Twitter por Brian Herbert, filho do autor do romance clássico de ficção científica, Frank Herbert (1920-1986). […]

Denis Villeneuve foi confirmado como diretor da nova versão de “Duna”. O anúncio foi feito via Twitter por Brian Herbert, filho do autor do romance clássico de ficção científica, Frank Herbert (1920-1986).

A Lionsgate adquiriu os direitos da obra em novembro, logo após Villeneuve admitir seu desejo de filmar a obra clássica de Herbert. Agora, o filho do escritor revelou que o contrato entre o estúdio e o cineasta já foi assinado.

A adaptação será a terceira sci-fi consecutiva de Villeneuve, após o reconhecimento de público e crítica conquistado por “A Chegada” e a grande expectativa que cerca o vindouro “Blade Runner 2049”.

“Duna” se passa no futuro e em outro planeta, um local árido chamado Arrakis, que produz uma matéria essencial às viagens interplanetárias: a Especiaria. Quem controla a Especiaria tem uma vantagem econômica significativa diante dos adversários, o que faz com que a família real que supervisiona o local sofra um atentado. Apenas seu filho escapa e procura se vingar, usando a ecologia bizarra daquele mundo como sua principal arma. Em especial, os vermes gigantes que habitam as grandes dunas – e que são os verdadeiros responsáveis pela produção da Especiaria.

Ao longo dos anos, muitos tentaram adaptar “Duna” no cinema. Um documentário sobre a primeira tentativa, a versão nunca realizada do diretor Alejandro Jodorowsky nos anos 1970, foi lançado em 2013 com detalhes espetaculares.

O único filme produzido chegou aos cinemas na década de 1980, mas sofreu cortes que prejudicaram muito seu resultado, ainda assim com visuais fantásticos. Dirigido por ninguém menos que David Lynch, “Duna” foi lançado em 1984 com um elenco que tinha Kyle MacLachlan, Patrick Stewart, Linda Hunt, Max von Sydow e até o cantor Sting. Depois disso, ainda foram produzidas duas minisséries sobre o universo de “Duna”, em 2000 e 2003, pelo canal atualmente conhecido como SyFy.

A Legendary ainda não divulgou a data para o início das filmagens nem uma previsão para o lançamento da nova produção.