Estúdio de Godzilla adquire a sci-fi clássica Duna para produzir novo filme ou série

A sci-fi clássica “Duna” deve ganhar nova versão. O estúdio Legendary, de “Godzilla” e do vindouro “Kong: Ilha da Caveira” comprou os direitos da franquia de ficção científica dos herdeiros do escritor […]

A sci-fi clássica “Duna” deve ganhar nova versão. O estúdio Legendary, de “Godzilla” e do vindouro “Kong: Ilha da Caveira” comprou os direitos da franquia de ficção científica dos herdeiros do escritor Frank Herbert, mas, segundo o site The Hollywood Reporter, ainda não definiu se realizará uma série de televisão ou um novo filme.

Até o momento, não há cronograma de produção ou equipe definida para a adaptação, além dos executivos da própria Legendary.

Recentemente, o cineasta canadense Denis Villeneuve (“A Chegada”) revelou que pretende se especializar em filmes do gênero sci-fi e que gostaria de filmar, justamente, “Duna”.

A trama se passa no futuro e em outro planeta, um local árido chamado Arrakis, mas conhecido como Duna, que produz uma matéria essencial às viagens interplanetárias: a Especiaria. Quem controla a Especiaria tem uma vantagem econômica significativa diante dos adversários, por isso a família real que supervisiona o local sofre um atentado, mas seu filho escapa e procura se vingar, usando a ecologia bizarra daquele mundo como sua principal arma. Em especial, os vermes gigantes que habitam as areias de Duna – e que são os verdadeiros responsáveis pela produção da Especiaria.

Ao longo dos anos, muitos tentaram adaptar “Duna” no cinema. Um documentário sobre a primeira tentativa, a versão nunca realizada do diretor Alejandro Jodorowsky nos anos 1970, foi lançado em 2013 com detalhes espetaculares.

O único filme produzido chegou aos cinemas na década de 1980, mas sofreu cortes que prejudicaram muito seu resultado, ainda assim com visuais fantásticos. Dirigido por ninguém menos que David Lynch, “Duna” foi lançado em 1984 com um elenco que tinha Kyle MacLachlan, Patrick Stewart, Linda Hunt, Max von Sydow e até o cantor Sting. Depois disso, ainda foram produzidas duas minisséries sobre o universo de “Duna”, em 2000 e 2003, pelo canal atualmente conhecido como SyFy.