High-Rise: Portishead divulga cover atmosférico do Abba, criado para trilha sonora
A banda britânica Portishead divulgou sua gravação de “SOS”, um dos maiores hits do grupo sueco Abba. O cover faz parte da trilha sonora do filme “High-Rise” e sua inclusão reforça o fato de a trama se passar nos anos 1970. Entretanto, a nova versão tem pouco em comum com o sucesso original, trocando o clima de discoteca por uma atmosfera sinistra, típica da melhor fase do trip-hop dos anos 1990. Com direção de Ben Wheatley (“Turistas”), “High-Rise” é uma adaptação do cultuado livro “Arranha-Céus”, de J.G. Ballard (autor de “O Império do Sol” e “Crash – Estranhos Prazeres”), lançado em 1975 como uma distopia futurista. Curiosamente, o filme manteve a época da publicação original. Por isso, a torre residencial futurista surge como um resquício de um passado opulento. Construído para ser o edifício mais moderno de sua época, com supermercado, academia e escola, de modo a dispensar o mundo exterior, a construção se torna um verdadeiro microcosmo da sociedade, onde os moradores dos andares superiores se consideram literalmente acima dos demais, até que o ressentimento, aliado à claustrofobia, deságua num surto de violência entre vizinhos. O elenco inclui Tom Hiddleston (“Thor: O Mundo Sombrio”), Jeremy Irons (“Batman vs. Superman”), Sienna Miller (“Sniper Americano”), Luke Evans (“Drácula – A História Nunca Contada”), Elisabeth Moss (série “Mad Men”), James Purefoy (série “The Following”), Stacy Martin (“Ninfomaníaca”) e Sienna Guillory (“Resident Evil 5: Retribuição”). “High-Rise” já estreou no Reino Unido e em boa parte da Europa, chega em 13 de maio nos EUA e não tem previsão de lançamento no Brasil.
Demi Lovato grava cover de I Will Survive para a trilha de Angry Birds
A cantora Demi Lovato postou no Twitter um trecho de um cover de “I Will Survive”, canção que virou hino gay durante a era das discotecas, na voz de Gloria Gaynor. A gravação, que pode ser ouvida abaixo, foi feita para a trilha sonora da animação “Angry Birds: O Filme”, inspirado no game dos passarinhos mal-encarados. “Angry Birds: O Filme” tem direção dos estreantes Clay Kaytis (animador de “Frozen”) e Fergal Reilly (artista de storyboards de “Hotel Transilvânia”), e chega aos cinemas brasileiros em 12 de maio, oito dias antes do lançamento nos EUA (em 20/5).
Hans Zimmer avisa que Batman vs. Superman foi sua última trilha de super-heróis
O compositor Hans Zimmer não pretende voltar a fazer trilhas de super-heróis. Responsável pela musicalidade retumbante dos filmes de Christopher Nolan, incluindo a trilogia “Batman”, Zimmer também assinou as trilhas de “O Homem de Aço” (2013), “O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro” (2014) e “Batman vs. Superman: A Origem da Justiça”. Em entrevista à BBC, ele afirmou que “Batman vs. Superman” foi seu último trabalho no gênero. “Estou oficialmente aposentado dos filmes de super-herói. ‘Batman vs Superman’ foi muito difícil para mim, no sentido de achar uma nova linguagem”, explicou, dizendo-se esgotado. Isto significa que os filmes “Liga da Justiça” e “Mulher-Maravilha”, previstos para 2017, terão uma nova identidade sonora. Zimmer, entretanto, vai manter sua parceria com o cineasta que levou para esse caminho, Christopher Nolan, com quem trabalhou também em “O Grande Truque” (2006), “A Origem” (2010) e “Interestelar” (2014). Seu próximo trabalho será novamente um filme do diretor, “Dunkirk”, com estreia também prevista para 2017.
Ennio Morricone revela planos para musicar mais um filme de Tarantino
O grande maestro das trilhas sonoras Ennio Morricone revelou que deverá compor a música para mais um filme de Quentin Tarantino, repetindo a parceria de “Os Oito Odiados”, que lhe rendeu indicação ao Oscar. “Tarantino já me disse que haverá um próximo filme que vamos fazer juntos”, contou Morricone ao site Deadline. “Eu disse a ele que no futuro eu gostaria de ter mais tempo. Eu gostaria de começar a trabalhar com ele mesmo muito antes, a fim de ter tempo para trabalhar, de pensar sobre a música, e também para trocar mais ideias com ele sobre o que vou gravar para ele. Eu nunca pedi a qualquer diretor para trabalhar comigo, mas foi Tarantino que me disse ‘ok, haverá uma próxima vez.’” Aos 87 anos, Ennio Morricone raramente sai de sua casa na Europa, mas ele vai visitar Los Angeles nesta semana para participar da cerimônia de premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em que concorre pela sexta vez ao Oscar de Melhor Trilha Sonora. Aproveitando sua passagem pela cidade, o maestro também será homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
Vinyl: Trilha da nova série de Martin Scorsese vai virar coleção de discos
Além de retratar na tela a música dos anos 1970, “Vinyl”, nova série produzida por Martin Scorsese para o canal pago HBO, terá sua trilha sonora registrada numa coleção de discos. Estão previstos dois CDs e vários EPs, que serão disponibilizado ao longo da transmissão da série. A música da época é o motor da atração, que gira em torno de uma gravadora em busca de um novo som para “reinventar” seu negócio, na véspera do surgimento do punk, do hip-hop e da new wave. A trilha sonora vai priorizar o funk e o glam rock do começo dos anos 1970, com direito também a soul e blues clássico. O primeiro disco, “Vinyl: Music from the HBO Original Series — Volume 1”, será lançado no dia 12 de fevereiro, véspera da estreia da atração, e inclui artistas como David Johanson, do New York Dolls, Mott the Hoople, Otis Redding e The Jimmy Castor Bunch, além de covers e músicas originais, entre elas o tema da série, composto por Sturgill Simpson – que é um cantor country! – e as faixas da banda fictícia Nasty Bits (formada por integrantes do Beach Fossil e James Jagger, o filho de Mick). As coletâneas seguintes vão misturar ainda mais as músicas de diferentes épocas, com faixas de Julian Casablancas, Iggy Pop, The Arcs, Chris Cornell, Royal Blood, e Charlie Wilson. A ideia é que, a cada sexta-feira, seja disponibilizado um EP com as músicas que estarão no próximo episódio do programa. Até que, na véspera do season finale, um novo CD reunirá as melhores canções, “Vinyl: Music from the HBO Original Series — Volume 1: Finale”, previsto para 15 de abril. Chamado originalmente de “History of Music”, o projeto surgiu como ideia de Mick Jagger, que pretendia transformá-lo num filme. Mas o cineasta Martin Scorsese (“O Lobo de Wall Street”), que ficou amigo do cantor durante as filmagens do documentário “Shine a Light” (2008), sobre os Rolling Stones, achou que renderia melhor como série. Ele próprio dirigiu o piloto aprovado pela HBO, que foi roteirizado por Terence Winter (criador da série “Boardwalk Empire”). “Vinyl” tem estreia mundial marcada para 14 de fevereiro na HBO.
Remake de Caçadores de Emoção ganha clipe de rock
A Warner Bros. divulgou um clipe com a canção-tema de “Caçadores de Emoção: Além do Limite”, remake do filme estrelado por Keanu Reeves e Patrick Swayze em 1991. E assim como a ideia da produção, não há nada original na música “Still Breathing”, uma power ballad convencional, tocada por uma banda que faz muitas caretas, Dig the Kid. Mas o estúdio se esforçou bastante para encontrar o óbvio, lançando um concurso que atraiu 7,5 mil candidatos, segundo o ReverbNation, que foi responsável por selecionar os melhores. Além do clipe, a música foi incorporada nos comerciais do filme, com a expectativa de que também empolgasse o público a comprar a trilha sonora. O disco foi lançado em 4 de dezembro. E a vendagem comprovou a previsibilidade da canção: total desinteresse. O filme, por sua vez, estreia em 25 de dezembro nos EUA e apenas em 28 de janeiro no Brasil.




