Vinyl: Trilha da nova série de Martin Scorsese vai virar coleção de discos

Além de retratar na tela a música dos anos 1970, “Vinyl”, nova série produzida por Martin Scorsese para o canal pago HBO, terá sua trilha sonora registrada numa coleção de discos. Estão […]

Além de retratar na tela a música dos anos 1970, “Vinyl”, nova série produzida por Martin Scorsese para o canal pago HBO, terá sua trilha sonora registrada numa coleção de discos. Estão previstos dois CDs e vários EPs, que serão disponibilizado ao longo da transmissão da série.

A música da época é o motor da atração, que gira em torno de uma gravadora em busca de um novo som para “reinventar” seu negócio, na véspera do surgimento do punk, do hip-hop e da new wave.

A trilha sonora vai priorizar o funk e o glam rock do começo dos anos 1970, com direito também a soul e blues clássico. O primeiro disco, “Vinyl: Music from the HBO Original Series — Volume 1”, será lançado no dia 12 de fevereiro, véspera da estreia da atração, e inclui artistas como David Johanson, do New York Dolls, Mott the Hoople, Otis Redding e The Jimmy Castor Bunch, além de covers e músicas originais, entre elas o tema da série, composto por Sturgill Simpson – que é um cantor country! – e as faixas da banda fictícia Nasty Bits (formada por integrantes do Beach Fossil e James Jagger, o filho de Mick).

As coletâneas seguintes vão misturar ainda mais as músicas de diferentes épocas, com faixas de Julian Casablancas, Iggy Pop, The Arcs, Chris Cornell, Royal Blood, e Charlie Wilson. A ideia é que, a cada sexta-feira, seja disponibilizado um EP com as músicas que estarão no próximo episódio do programa. Até que, na véspera do season finale, um novo CD reunirá as melhores canções, “Vinyl: Music from the HBO Original Series — Volume 1: Finale”, previsto para 15 de abril.

Chamado originalmente de “History of Music”, o projeto surgiu como ideia de Mick Jagger, que pretendia transformá-lo num filme. Mas o cineasta Martin Scorsese (“O Lobo de Wall Street”), que ficou amigo do cantor durante as filmagens do documentário “Shine a Light” (2008), sobre os Rolling Stones, achou que renderia melhor como série. Ele próprio dirigiu o piloto aprovado pela HBO, que foi roteirizado por Terence Winter (criador da série “Boardwalk Empire”).

“Vinyl” tem estreia mundial marcada para 14 de fevereiro na HBO.