
Divulgação/Globo
Conheça os personagens de Lá na Minha Terra, nova novela das seis da Globo
Dira Paes lidera elenco que reúne Daniel de Oliveira, Mateus Solano, Camila Morgado, Lilia Cabral e Jesuíta Barbosa em história de abandono e bigamia
Quem é quem na nova novela das seis?
A Globo estreia sua nova novela das seis na segunda-feira (9/11). Escrita por Mario Teixeira, “Lá na Minha Terra” reúne duas famílias ligadas por um segredo: o desaparecimento de um homem que abandonou a mulher e os filhos no sertão nordestino para construir outra vida em São Paulo. O elenco destaca Dira Paes, Daniel de Oliveira, Mateus Solano e Camila Morgado, com personagens divididos entre núcleos da cidade fictícia de Lavra Seca e da capital paulista. Saiba quem é quem nesta história.
Qual é a história de Lá na Minha Terra?
Rosenda Madeira (Dira Paes) é uma pequena pecuarista que vive da criação de cabras em terras arrendadas no sertão. Há mais de 15 anos, seu marido, Severino (Daniel de Oliveira), partiu para São Paulo em busca de melhores condições de vida e nunca mais deu notícias. A mulher criou cinco filhos praticamente sozinha, mas continua fiel ao casamento e mantém até um lugar à mesa para o marido desaparecido. O fazendeiro Almerindo Mourão (Mateus Solano), dono das terras onde ela trabalha, é apaixonado pela protagonista e gostaria de construir uma família ao seu lado. Rosenda corresponde ao sentimento, mas se recusa a abandonar a esperança de reencontrar Severino.
A morte repentina do padre Honório (Haroldo Guimarães), figura importante na comunidade de Lavra Seca, leva Rosenda a finalmente viajar para São Paulo. Na capital paulista, ela descobre que Severino está vivo e adotou a identidade de Cesário Ávila, empresário milionário que dirige a companhia Veredon. O homem se casou com Ismália Alencar (Camila Morgado), teve outra filha e esconde o primeiro casamento. A descoberta da bigamia desencadeia uma disputa entre as duas mulheres e coloca em risco a fortuna e as relações profissionais construídas por Cesário.
Os cinco filhos de Rosenda
Quem são os filhos de Rosenda?
- Maria Lina Madeira (Arianne Botelho) — Uma das principais personagens do núcleo jovem, trabalhadora e determinada, nunca desistiu de procurar o pai e se apaixona por Raimundo Gerardo (Danilo Mesquita), vaqueiro da Fazenda Canto Sereno. Entretanto, a chegada de Daniel (Jesuíta Barbosa), filho de Ismália, à sua vida dará origem a um triângulo amoroso. Os dois rapazes representam mundos diferentes: Raimundo cresceu no sertão e trabalha com o gado, enquanto Daniel pertence à família milionária formada por Severino em São Paulo.
- Damaso Madeira (Miguel Rômulo) — Filho mais velho de Rosenda, assumiu responsabilidades familiares ainda jovem e tornou-se um vaqueiro habilidoso. Guarda ressentimentos pelo abandono do pai e se envolverá com Socorro (Lucy Alves), que inicialmente é apaixonada por Raimundo.
- Brícia Madeira (Jessica Marques) — Abandonada ainda bebê, foi acolhida por Rosenda e criada como filha. Professora, ajuda a administrar as contas da família e incentiva a mãe a procurar Severino em São Paulo. Também guarda um segredo sobre seu passado.
- Dodô Madeira (Vicenthe Delgado) — Reservado e sensível, encontra na arte sua principal forma de expressão. Trabalha com barro e argila, produzindo peças artesanais que refletem sua ligação com o sertão.
- Águeda Madeira (Carol Pinheiro) — Caçula da família, é impulsiva, inteligente e questionadora. Enfrenta os conflitos da adolescência enquanto tenta compreender os segredos que cercam seus familiares.
Quem são os personagens da Fazenda Canto Sereno?
A propriedade de Almerindo Mourão é o centro de outro núcleo da novela, com romances, rivalidades e conflitos entre os trabalhadores rurais.
- Almerindo Mourão (Mateus Solano) — Maior criador de gado de Lavra Seca, é viúvo e pai de Maria de Lourdes. Apaixonado por Rosenda há muitos anos, respeita a decisão dela de esperar pelo marido desaparecido. O fazendeiro também é proprietário das terras arrendadas pela família Madeira, o que mantém os dois próximos.
- Maria de Lourdes Mourão, a Lurdinha (Julia Dalavia) — Filha de Almerindo, deixou o sertão aos 18 anos para estudar em São Paulo. Criou com o amigo Elias uma startup chamada Mar do Sertão, dedicada ao desenvolvimento de soluções para recuperação e tratamento de água. Os negócios acabarão levando a jovem de volta à cidade natal.
- Raimundo Gerardo (Danilo Mesquita) — Vaqueiro órfão desde a infância, é admirado pela habilidade no trabalho e pela coragem. Apaixona-se por Lina, mas o relacionamento enfrentará dificuldades com a chegada de Daniel, que também se interessará pela jovem.
- Socorro (Lucy Alves) — Vaqueira que conquistou seu espaço numa atividade tradicionalmente dominada por homens. Gosta de Raimundo e se incomoda com a aproximação dele com Lina. Posteriormente, terá um relacionamento conturbado com Damaso.
- Jacinta Mourão (Mariana Lima) — Viúva do irmão de Almerindo, ajuda a administrar a Fazenda Canto Sereno. Namora há anos o delegado Gofredo Gondim, que sempre adia o casamento. A insatisfação com o relacionamento fará com que ela se envolva secretamente com o vaqueiro Biró.
- Biró (Thardelly Lima) — Vaqueiro e contador de histórias, gosta de tocar viola e entreter os colegas. O romance clandestino com Jacinta o colocará numa situação delicada, especialmente por causa da ligação dela com o delegado da cidade.
- Natércia Almedina (Clarissa Pinheiro) — Governanta da fazenda, ajudou a criar Lurdinha e exerce grande autoridade sobre a rotina da casa. Utiliza os conhecimentos do almanaque popular Lunário Perpétuo para aconselhar Almerindo sobre agricultura, clima e saúde.
Quem são os integrantes da família de Cesário em São Paulo?
A mansão de Cesário reúne personagens que desconhecem parte de seu passado, além de funcionários que acompanham os segredos e os conflitos da família.
- Severino Madeira/Cesário Ávila (Daniel de Oliveira) — Marido desaparecido de Rosenda, adotou outra identidade depois de chegar a São Paulo. Começou trabalhando como jardineiro na casa da família de Ismália, com quem se envolveu. Tornou-se empresário milionário à frente da Veredon e passou a viver com a nova esposa sem se divorciar da primeira. Também mantém um relacionamento extraconjugal com Delfina, mulher de seu sócio.
- Ismália Alencar (Camila Morgado) — Herdeira de uma família rica, apaixonou-se por Cesário quando ele trabalhava como jardineiro. Autoritária e acostumada a controlar a vida dos familiares, desconhece a origem nordestina do marido. Ao descobrir a existência de Rosenda, expulsa Cesário de casa, mas não pretende desistir do casamento.
- Daniel Alencar (Jesuíta Barbosa) — Filho do primeiro casamento de Ismália, tem uma relação difícil com a mãe e não concorda com parte de seus valores. Idealista e sensível, se aproximará de Lina e disputará o amor da jovem com Raimundo Gerardo.
- Alice Ávila Alencar (Giulia Benite) — Filha de Cesário e Ismália, cresceu cercada de privilégios e absorveu parte dos preconceitos da mãe. A revelação da verdadeira identidade do pai a obrigará a questionar a própria história familiar.
- Celestina Guerreiro (Lilia Cabral) — Dona de uma pensão e agiota, conhece a identidade verdadeira de Cesário e utiliza esse segredo para chantageá-lo. É mãe de Elias, sócio de Lurdinha, e também controla secretamente o cabaré de Lavra Seca.
- Aluísio Fortunato (Gustavo Vaz) — Sócio de Cesário na Veredon, é ambicioso e mantém uma relação de rivalidade com o empresário. Desconhece que sua mulher está envolvida com o parceiro de negócios.
- Delfina Almeida Fortunato (Débora Nascimento) — Advogada da Veredon e esposa de Aluísio, mantém um caso com Cesário. Também é mãe de Francisco e tenta conciliar seus interesses pessoais com as responsabilidades familiares.
- Josélia (Suzy Lopes) — Governanta da mansão, acompanha de perto a rotina da família e conhece alguns dos segredos do patrão. É casada com Heraldo.
- Heraldo (Leandro Daniel) — Motorista de Cesário e marido de Josélia. O casal tem duas filhas com trajetórias diferentes.
- Marleide (Castorine) — Filha de Josélia e Heraldo, conquistou sua independência e ajudará Rosenda quando ela chegar a São Paulo e enfrentar dificuldades na cidade.
- Lucijane (Nina Tomsic) — Filha caçula de Josélia e Heraldo, é consumista e fascinada por produtos caros. Os pais decidem enviá-la para Lavra Seca, onde ficará hospedada na casa de sua madrinha, Otacília, numa tentativa de mudar seus hábitos.
- Elias (Igor Lorenzo) — Filho de Celestina, é o melhor amigo e sócio de Lurdinha na startup Mar do Sertão. A empresa desenvolve tecnologias voltadas à recuperação e ao tratamento de água.
- Tânia (Alane Dias) — Veterinária que trabalha no jóquei clube frequentado por Cesário. Cuidadosa e competente, conquistou a confiança do empresário. O papel marca a estreia da ex-BBB Alane Dias em novelas.
Quem são os outros moradores de Lavra Seca?
Além das famílias Madeira e Mourão, a cidade fictícia terá personagens envolvidos na vida religiosa, na política local e nas fofocas que circulam entre os habitantes.
- Gofredo Gondim (Welder Rodrigues) — Delegado de Lavra Seca, é vaidoso e gosta de posar de conquistador. Namora Jacinta há anos, mas sempre encontra uma desculpa para adiar o casamento.
- Padre Honório (Haroldo Guimarães) — Religioso respeitado pelos moradores. Sua morte terá importância para a decisão de Rosenda de procurar o marido em São Paulo.
- Padre Otávio Alacocque (Luis Miranda) — Novo vigário de Lavra Seca, chega à cidade depois da morte de Honório e desenvolve uma amizade com o pastor Geison.
- Pastor Geison (Felipe Simas) — Líder evangélico que defende o diálogo entre diferentes religiões. Aproxima-se do novo padre e participa da vida comunitária.
- Anamara (Gabriela Loran) — Responsável pelo cabaré e pela hospedaria da cidade. Independente, não aceita facilmente interferências em seus negócios, o que provocará conflitos quando Celestina chegar a Lavra Seca.
- Dindim (Letícia Vieira) — Funcionária da hospedaria de Anamara. Romântica, tenta economizar dinheiro para trazer a avó para morar com ela.
- Cosminha (Cris Larin) e Saviana (Rhaisa Batista) — Irmãs de Severino e cunhadas de Rosenda, acompanham as novidades da cidade e gostam de comentar a vida dos vizinhos.
- Otacília (Olivia Araújo) — Escrivã da delegacia e principal fonte de informações de Cosminha e Saviana. Receberá a afilhada Lucijane em sua casa.
- Dalton Maciel (Max Petterson) — Vaqueiro de uma propriedade marcada por disputas de terra. Procura evitar os conflitos com os trabalhadores de outras fazendas, especialmente os da Canto Sereno.
Qual é a equipe criativa de Lá na Minha Terra?
A novela é criada e escrita por Mario Teixeira, com direção artística de Allan Fiterman. Trata-se da 3ª parceria da dupla depois de “Mar do Sertão” (2022) e “No Rancho Fundo” (2024), que também utilizaram cidades fictícias e referências à cultura popular nordestina. O roteiro tem colaboração de Marcos Lazarini, Letícia Mey, Mariana Torres, Pedro Alvarenga e Raul Damasceno, enquanto a direção geral é de Pedro Brenelli.
A produção gravou cenas na Chapada Diamantina, na Bahia, que servirá de cenário para Lavra Seca, e em locações de São Paulo, incluindo a Avenida Paulista e a região central. As demais gravações foram realizadas nos Estúdios Globo.
“Lá na Minha Terra” substitui “A Nobreza do Amor”, que se encerra nesta sexta-feira (6/11), na faixa das seis.