
Instagram/Anitta
Após críticas de fãs, Anitta declara voto em Lula no 2º turno: “Fui ingênua”
Cantora muda estratégia após rejeitar vídeo explícito de apoio e admite ter subestimado a força do bolsonarismo no 1º turno
Anitta explicita voto
Anitta declarou nesta sexta-feira (9/10) voto em Luiz Inácio Lula da Silva no 2º turno da eleição presidencial, após ser criticada por fãs por se recusar a gravar um vídeo explícito de apoio ao candidato. “No dia 25, eu vou votar no Lula, como vocês já sabem”, afirmou. A cantora explicou que já vinha tornando seu posicionamento público por meio de entrevistas, campanhas, manifestações sobre pautas políticas e entrevistas do álbum “Equilibrium”.
Por que Anitta mudou de estratégia?
No início da semana, Anitta havia rejeitado a cobrança por um vídeo de apoio direto. Argumentou que esse tipo de publicação circula principalmente entre pessoas que já concordam com ela, pode fornecer material à campanha adversária e criticou a estratégia da esquerda nas redes sociais. A resposta provocou reação de fãs, que lembraram o histórico da artista em pautas como direitos das mulheres, defesa dos indígenas, meio ambiente e combate à intolerância religiosa.
No novo vídeo, a cantora reconheceu que avaliou mal o cenário eleitoral. “Esse ano eu fui bem ingênua”, afirmou, ao contar que esperava uma vitória de Lula ainda no 1º turno. Disse também que precisou “descer do salto” depois de perceber que havia subestimado a força eleitoral do bolsonarismo.
O que Anitta disse sobre o bolsonarismo?
Anitta afirmou que não considera o bolsonarismo equivalente à direita democrática que conheceu em disputas anteriores. Citou Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin e José Serra como exemplos de políticos que, em sua avaliação, aceitavam o resultado das urnas e as regras eleitorais.
A cantora criticou acusações de fraude eleitoral sem provas, discursos golpistas, ataques a minorias e a mistura entre religião e política. Ela também defendeu que eventuais problemas envolvendo Lula não anulam, em sua visão, os efeitos de políticas sociais implementadas durante seus governos.
Anitta encerrou a manifestação defendendo que posicionamento político não se resume ao período eleitoral. Lembrou que, em 2026, apoiou o fim da escala 6×1, campanhas contra as bets e causas ligadas a mulheres, indígenas, meio ambiente e liberdade religiosa. “Posicionamento é todos os dias”, resumiu.