
Instagram/Anitta
Anitta anuncia Ensaios de 12 horas para 100 mil pessoas no Rio
Edição de 24 de janeiro ocupará o Parque Olímpico, com seis horas de show da cantora e programação durante todo o dia
Evento terá 12 horas
Anitta anunciou nesta quinta-feira (10/9) uma edição ampliada dos “Ensaios da Anitta” no Rio de Janeiro. Marcado para 24 de janeiro de 2027 no Parque Olímpico, o evento terá 12 horas de programação, capacidade para até 100 mil pessoas e foi apresentado pela cantora como “o maior ensaio de Carnaval de todos os tempos”.
O que Anitta prepara no Rio?
A cantora ficará seis horas no palco, acompanhada de convidados que serão anunciados posteriormente. O restante da programação terá DJs no esquenta, além de experiências imersivas e ativações inspiradas no Carnaval.
A dimensão representa uma mudança de escala para o projeto. “Os ‘Ensaios’ vêm crescendo ano após ano. Escolhemos o Parque Olímpico exatamente para comportar a grandiosidade do que queremos proporcionar pro público”, declarou Anitta.
Parque Olímpico era pedido da cantora
A escolha do local concretiza um plano que Anitta já discutia publicamente no começo do ano. Durante os “Ensaios” realizados no Riocentro em janeiro, ela contou que tentava transferir a festa para o Parque Olímpico, mas não conseguia autorização. “Essa autorização nunca sai. Vou continuar pedindo para a prefeitura”, afirmou na ocasião.
A diferença de estrutura explica parte da insistência. No Riocentro, o show de janeiro precisou respeitar o limite das 22h por causa das regras de ruído da região. Anitta chegou a dizer no palco que, se conseguisse levar o evento ao Parque Olímpico, poderia avançar pela madrugada.
A temporada de 2026 teve duas apresentações cariocas no Riocentro, em 20 e 25 de janeiro, com cerca de cinco horas de show. Para 2027, a cantora concentrará a passagem pelo Rio numa estrutura significativamente maior, com o dobro do período total de programação.
Turnê passa por oito cidades
Os “Ensaios da Anitta” de 2027 terão como tema “É Festa no Brasil!”, com referências a festas e manifestações populares de diferentes regiões do país nos cenários, identidade visual e figurinos. A temporada começa em 9 de janeiro em Belém e passa também por Recife, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.
As apresentações de Recife e Curitiba já aparecem como esgotadas na programação oficial. Depois dos “Ensaios”, Anitta mantém o “Bloco da Anitta”, com cortejos previstos em Salvador e no Rio.
A agenda carnavalesca será ainda mais intensa no próximo ano. Anitta foi anunciada em 6 de setembro como nova rainha de bateria da Grande Rio e também participa da disputa do samba-enredo da escola. A composição assinada por ela está entre as concorrentes para o Carnaval 2027, com final marcada para 20 de setembro.
Quando começam as vendas?
A pré-venda para o Rio começa na terça-feira (15/9), ao meio-dia, para clientes com cartão de crédito Mercado Pago. A venda geral será aberta na quinta-feira (17/9), também ao meio-dia, pela Ingresse.