
Instagram/Anitta
Anitta entra na disputa de samba-enredo da Grande Rio para 2027
Cantora assina uma das 12 composições concorrentes e tenta repetir vitória conquistada com a Unidos da Tijuca no Carnaval 2025
Anitta disputa samba da Grande Rio
Anitta entrou oficialmente na disputa do samba-enredo da Grande Rio no Carnaval 2027. A cantora assina uma das 12 composições inscritas pela escola de Duque de Caxias, em parceria com Arlindinho, Fred Camacho, Diego Nicolau, Igor Leal e Fabian Juarez.
Quando será escolhido o samba?
A disputa começa em 8 de setembro e terá sua final no dia 20, quando a Grande Rio escolherá a música que levará para a Marquês de Sapucaí.
O enredo de 2027 será “SANKOFA TABON; Os Retornados da Costa do Ouro e a Estrela Negra da Liberdade”, desenvolvido pelo carnavalesco Antônio Gonzaga. O tema recupera a história de africanos escravizados no Brasil que retornaram ao continente após conquistarem a liberdade. A Grande Rio será a 3ª escola a desfilar na terça-feira de Carnaval, em 9 de fevereiro.
Anitta já venceu disputa na Unidos da Tijuca
A participação não marca a estreia da cantora como compositora de samba-enredo. Em 2024, Anitta integrou a parceria que venceu a disputa da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2025, com uma composição dedicada a Logun-Edé. A composição embalou o desfile “Logun-Edé: Santo Menino Que Velho Respeita”, apresentado pela Unidos da Tijuca na Sapucaí em 2025.
O samba foi escrito com Estevão Ciavatta, Feyjão, Miguel PG, Fred Camacho e Diego Nicolau. Os dois últimos voltam agora a trabalhar com Anitta na disputa da Grande Rio.
Possível posto de Rainha de Bateria
A aproximação de Anitta com a Grande Rio ocorre junto a boatos de que ela poderia assumir o posto de Rainha de Bateria deixado por Virginia Fonseca. O jornal Extra informou que a cantora aceitou o convite da escola, informação posteriormente confirmada pelo colunista Lucas Pasin, do Metrópoles. A Grande Rio ainda não oficializou a escolha.
Questionada sobre o assunto, a assessoria da Grande Rio afirmou agora que “não há nada confirmado”. A própria Anitta também evitou responder ao ser perguntada diretamente durante uma entrevista coletiva no sábado (22/8).