
YouTube/PinkFloyd
Pink Floyd conquista topo da parada britânica com clássico de 50 anos
Reedição de "Wish You Were Here" lidera vendas no Natal e repete feito de 1975. David Gilmour celebra com brinde nas redes sociais
Liderança histórica no Natal
O Pink Floyd conquistou o posto de álbum número 1 do Natal de 2025 no Reino Unido com o clássico “Wish You Were Here”. A reedição comemorativa de 50 anos impulsionou o trabalho de volta ao topo das paradas britânicas, repetindo o sucesso alcançado em seu lançamento original, em 1975.
O feito foi celebrado por David Gilmour, que compartilhou um vídeo nas redes sociais erguendo uma taça de champanhe. “Um brinde à maravilhosa notícia de que ‘Wish You Were Here’ é o álbum número 1 do Natal no Reino Unido”, declarou o guitarrista e vocalista.
Obra-prima e tributos
Lançado originalmente em setembro de 1975, o nono álbum de estúdio da banda é um marco conceitual que critica a frieza da indústria musical e presta homenagem a Syd Barrett, o fundador do grupo afastado por problemas mentais. Faixas como “Shine On You Crazy Diamond” e a canção-título são dedicadas a ele, que chegou a visitar o estúdio durante as gravações, praticamente irreconhecível, com a cabeça raspada e acima do peso após a internação para tratar problemas mentais.
O disco, que também conta com a participação de Roy Harper nos vocais de “Have A Cigar”, vendeu mais de 13 milhões de cópias mundialmente. Tanto Gilmour quanto o tecladista Richard Wright consideravam este o melhor trabalho do grupo, superando até mesmo o colossal “The Dark Side of the Moon”.
Novidades visuais
Para acompanhar o retorno triunfal, a faixa-título ganhou um videoclipe inédito que combina animação e imagens de arquivo registradas há meio século. O material visual reforça a nostalgia e apresenta aos novos fãs a atmosfera da época que gerou um dos discos mais importantes da história do rock.
Raising a glass to the wonderful news that Wish You Were Here is the UK’s Christmas Number 1 album. pic.twitter.com/Hxmfex8LMV
— David Gilmour (@davidgilmour) December 19, 2025