
Divulgação/20th Century Studios
“Predador: Terras Selvagens” bate recorde da franquia em estreia nos EUA
Filme superou "Alien vs. Predador" e conquistou a maior abertura doméstica da saga sci-fi com bilheteria de US$ 40 milhões
Arrecadação doméstica supera expectativas iniciais
“Predador: Terras Selvagens” estreou no topo das bilheterias norte-americanas neste fim de semana, arrecadando US$ 40 milhões em sua estreia doméstica. O resultado ficou acima das expectativas iniciais, que projetavam uma abertura mais modesta, entre US$ 25 milhões e US$ 30 milhões. O desempenho estabeleceu um novo recorde da franquia, superando “Alien vs. Predador”, de 2004, que havia registrado US$ 38 milhões em seu primeiro fim de semana. A
Recepção positiva do público impulsiona desempenho
Críticas favoráveis (85% de aprovação no Rotten Tomatoes) e um boca a boca forte, incluindo nota “A-” nas pesquisas de público do CinemaScore, ajudaram o novo “Predador” a superar as projeções iniciais. Além disso, a produção da Disney e 20th Century arrecadou outros US$ 40 milhões nas bilheterias internacionais, alcançando um total global de US$ 80 milhões. O início é promissor para o longa, que teve orçamento de US$ 105 milhões. O resultado também representa um retorno positivo para a Disney, que enfrentou perdas financeiras com lançamentos recentes como “Tron: Ares” e “Springsteen: Salve-Me do Desconhecido”.
Dan Trachtenberg retorna à direção da franquia
Dan Trachtenberg voltou a dirigir “Predador: Terras Selvagens” após comandar os dois títulos mais recentes da franquia: “Predador: A Caçada”, de 2022, e “Predador: Assassino de Assassinos”, animação lançada em junho deste ano. Ambos os títulos foram lançados diretamente em streaming, sem passar pelos cinemas. O teste definitivo da visão do cineasta veio como novo longa, que acompanha um caçador alienígena marginalizado, interpretado por Dimitrius Schuster-Koloamatangi, e sua improvável aliada androide, vivida por Elle Fanning (“Super 8”), que embarcam em uma jornada no planeta mais perigoso do universo.
Como ficou o restante da bilheterias?
“Predador: Terras Selvagens” liderou com folga sobre os demais títulos em cartaz. O segundo lugar ficou com “Se Não Fosse Você”, que arrecadou US$ 7,1 milhões em 3.196 salas. A adaptação do romance de Colleen Hoover agora soma US$ 38,5 milhões domésticos e US$ 70,9 milhões mundiais após três semanas em exibição.
“O Telefone Preto 2” caiu para a 3ª posição com US$ 5,3 milhões em 2.943 cinemas durante seu terceiro fim de semana, uma queda de apenas 36% em relação à semana anterior. Até o momento, a sequência de terror da Universal e Blumhouse arrecadou US$ 70 milhões na América do Norte e US$ 120 milhões mundialmente. Para comparação, “O Telefone Preto” original alcançou US$ 90 milhões no mercado interno e US$ 170 milhões em todo o mundo ao fim de sua exibição cinematográfica.
Novos lançamentos fracassam
Diversos novos lançamentos estrearam no fim de semana, incluindo o psicodrama “Morra, Amor”, com Jennifer Lawrence (“Jogos Vorazes”) e Robert Pattinson (“Batman”), o drama histórico “Nuremberg”, liderado por Rami Malek (“Bohemian Rhapsody”), a cinebiografia de boxe “Christy”, com Sydney Sweeney (“Euphoria”), e a história inspiradora “Sarah’s Oil”, da Amazon MGM. A maioria desses títulos foi direcionada para públicos mais velhos ou voltados para o circuito de arte.
“Sarah’s Oil” teve a melhor estreia entre os novos lançamentos, com US$ 4,5 milhões em 2.410 salas, o suficiente para a 4{ posição nas bilheterias norte-americanas. O filme de superação, sobre uma jovem negra que encontra petróleo em suas terras e se torna milionária aos 11 anos, recebeu uma rara nota “A+” nas pesquisas de público do CinemaScore e ainda não tem previsão de estreia no Brasil.
“Nuremberg” não ficou muito atrás no ranking de bilheterias, fechando o Top 5 com US$ 4,1 milhões em 1.802 salas. A Sony Pictures Classics está distribuindo o filme, que acompanha um psiquiatra, interpretado por Malek, que precisa determinar se o nazista Hermann Göring, vivido por Russell Crowe (“Gladiador”), está apto a ser processado nos julgamentos de Nuremberg. Os espectadores gostaram mais de “Nuremberg” do que os críticos de cinema: o filme possui média de 68% no Rotten Tomatoes entre os críticos e 95% entre o público. A estreia no Brasil só vai acontecer em fevereiro de 2026.
Grandes astros ficam fora do Top 5
Dois lançamentos com astros famosos decepcionaram e não conseguiram bilheteria significativa em suas estreias. “Morra, Amor” tropeçou na 8ª posição com US$ 2,8 milhões em 1.983 salas. A abertura fraca chama atenção após a plataforma Mubi supostamente pagar US$ 24 milhões pelos direitos de distribuição. O filme, dirigido por Lynne Ramsay (“Precisamos Falar sobre o Kevin”) ainda recebeu nota “D+” nas pesquisas do CinemaScore, implodindo as chances de se recuperar na base do boca a boca. A reação do público, porém, não surpreendeu diante do filme polarizador e profundamente perturbador. A crítica, porém, aprovou com 76% no Rotten Tomatoes. Lawrence foi elogiada por sua performance como uma nova mãe que começa a se desintegrar enquanto sofre de depressão pós-parto. O lançamento nacional acontece em 27 de novembro.
O público também ignorou Sidney Sweeney em “Christy”, que nem sequer entrou no Top 10. Com 67% de aprovação da crítica, a cinebiografia da pioneira do boxe Christy Martin estreou em 11º lugar com US$ 1,3 milhão em 2.011 salas. Trata-se de uma das piores aberturas já registradas para um filme lançado em mais de 2 mil telas nos Estados Unidos. Talvez por isso o longa não tenha data prevista no Brasil.