
Instagram/ABC
Michelle Yeoh vai receber o Urso de Ouro honorário no Festival de Berlim
Atriz vencedora do Oscar será homenageada por sua carreira na cerimônia de abertura da Berlinale, em fevereiro de 2026
Homenagem em Berlim
A atriz malaia Michelle Yeoh, de 63 anos, será homenageada com o Urso de Ouro honorário por sua carreira na próxima edição do Festival de Cinema de Berlim. A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá na abertura do evento, em 12 de fevereiro de 2026.
Por que ela será premiada?
Em comunicado, a direção do festival destacou que a atriz será homenageada por suas “realizações excepcionais no campo do cinema”. “Michelle Yeoh é uma artista e intérprete visionária cujo trabalho transcende fronteiras, sejam geográficas, linguísticas ou cinematográficas”, declarou Tricia Tuttle, diretora da Berlinale. O festival, que acontece de 12 a 22 de fevereiro, é uma das três principais mostra de cinema da Europa, ao lado de Cannes e Veneza.
Uma carreira de sucesso
Com uma filmografia de quatro décadas, Michelle Yeoh consolidou seu nome em Hollywood e no cinema mundial. Ela iniciou sua carreira nos anos 1980 e ganhou fama internacional em 1997 como a primeira Bond girl chinesa em “007 – O Amanhã Nunca Morre”, ao lado de Pierce Brosnan.
Seu currículo inclui papéis memoráveis em filmes de artes marciais, como o aclamado “O Tigre e o Dragão” (2000), o drama “Memórias de uma Gueixa” (2005) e a comédia romântica “Podres de Ricos” (2018). Em 2023, ela fez história ao se tornar a primeira mulher asiática a vencer o Oscar de Melhor Atriz por seu trabalho em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.