
YouTube/Record
Pai de Beyoncé revela porque clipe em favela do Rio foi cancelado: “Não tinha pago os bandidos”
Mathew Knowles contou que gravações de “Put It in a Love Song” com Alicia Keys foram interrompidas na Favela Santa Marta após impasse com criminosos
O cancelamento do clipe no Rio
O pai e ex-empresário de Beyoncé, Mathew Knowles finalmente revelou o motivo do cancelamento do clipe de “Put It in a Love Song”, gravado por Beyoncé e Alicia Keys no Rio de Janeiro em 2010. Em entrevista ao apresentador Carlos King, divulgada na terça-feira (7/10), Knowles contou que as filmagens precisaram ser interrompidas após um impasse com criminosos na Favela Santa Marta, na zona sul carioca.
“A Sony não tinha pago os bandidos”
Segundo ele, o problema surgiu quando a produção não conseguiu acertar questões de segurança com os traficantes locais. “A Sony não tinha pago os bandidos, e as duas tiveram que sair de lá de helicóptero”, afirmou Knowles. À época, ele ainda gerenciava a carreira de Beyoncé.
O Estadão procurou a Sony Music Brasil, que informou que não iria se pronunciar sobre o assunto.
O que se sabe sobre as filmagens no Rio
Embora o clipe nunca tenha sido lançado, algumas imagens gravadas no Rio de Janeiro foram divulgadas em bastidores e vídeos de fãs. As cenas mostravam Beyoncé e Alicia Keys em figurinos coloridos, dançando nas lajes da comunidade.
As gravações contaram com locações em dois pontos do Rio: a comunidade Dona Marta e o Morro da Conceição, na região da Praça Mauá. Segundo uma reportagem exibida pelo “RJ no Ar”, da Record, em fevereiro de 2010, o projeto reuniu centenas de figurantes e mobilizou equipes brasileiras e estrangeiras.
Durante as filmagens no Morro da Conceição, houve um desentendimento entre policiais do 5º BPM (Praça da Harmonia) e o chefe de segurança da equipe internacional de Beyoncé. Conforme apuração de O Globo, o incidente ocorreu quando o profissional tentou atribuir tarefas logísticas aos PMs, falando que eles estavam sendo pagos, o que gerou uma discussão e levou o caso à delegacia.
O comandante do batalhão determinou a retirada dos policiais do local e o segurança foi levado à delegacia. Nenhum episódio envolvendo criminosos foi registrado nas reportagens da época, mas uma recusa de policiamento teria capacidade de inviabilizar a produção.
Apesar das reportagens, a versão do pai de Beyoncé pode ter mais pontos de intersecção com a história oficial, complementando ou sugerindo detalhes que não foram apurados.
Versão anterior de Alicia Keys
Em 2016, Alicia Keys chegou a comentar o cancelamento sem citar incidentes. “Foi uma loucura no Brasil, nos divertimos muito fazendo o clipe, mas simplesmente não capturou o que pretendíamos, então decidimos não lançar”, afirmou na época.