
Divulgação/Globo
“Vale Tudo” prepara reviravolta inédita no destino de Odete Roitman com aliança inesperada
Manuela Dias arma união entre Ana Clara e Maria de Fátima, que não existiu na novela original, para mudar o destino da vilã
Sequências secretas prometem alterar a trama
O remake de “Vale Tudo” prepara uma mudança significativa no arco de Odete Roitman (Debora Bloch). O roteiro de gravações da semana revela que a autora Manuela Dias aposta em cenas mantidas em sigilo para reconfigurar o destino da presidente da TCA. Nessas sequências, Ana Clara (Samantha Jones) e Maria de Fátima (Bella Campos) vão formar uma aliança inédita contra a vilã, que não existiu na novela original dos anos 1980.
Que segredo Odete guarda desta vez?
Na versão original exibida em 1988, Odete (Beatriz Segall, 1926-2018) escondia o fato de ter sido a motorista responsável pela morte do próprio filho Leonardo. A vilã manipulou a situação para que a culpa recaísse sobre Heleninha (Renata Sorrah), mergulhando a herdeira em anos de alcoolismo e sofrimento. A revelação só ocorreu no fim da trama, por meio de Ruth (Zilka Salaberry, 1907-2005), ex-empregada que virou chantagista.
No remake, o segredo ganhou contornos mais sombrios. Embora todos acreditem que Leonardo (Guilherme Magon) morreu no acidente, isso não aconteceu. Ele ficou com sequelas neurológicas graves e foi escondido por Odete em um sítio isolado sob os cuidados de Ana Clara, que assumiu a responsabilidade após a morte de sua avó Nise (Teca Pereira). Com isso, Fátima descobre o paradeiro do herdeiro “morto” e decide se unir à cuidadora para explorar a situação.
Tudo isso é criação de Manuela Dias, autora da nova versão, que está criando um final completamente diferente em relação à novela original.
O papel de Raquel e a nova queda de Odete
Algumas das gravações sigilosas do desfecho também contam com a presença de Raquel (Taís Araujo), o que retoma a ligação com a trama de 1988, quando a cozinheira foi peça-chave para expor a vilã. Agora, a diferença está na força coletiva: Odete poderá ser derrubada não por uma chantagem isolada, mas pela união de três inimigas improváveis.
Quem vai matar Odete Roitman?
A expectativa é de que esse desenvolvimento inédito culmine na morte de Odete Roitman, que será explorada nos capítulos finais, revivendo um “quem matou” clássico da TV brasileira. As mudanças ajudam a aumentar o grupo de suspeitos, incluindo uma suspeita que nem existia em 1988, para que a autora aponte um culpado diferente em sua versão.
“Vale Tudo” integra as comemorações dos 60 anos da Globo. A atualização da trama é escrita por Manuela Dias e tem direção artística de Paulo Silvestrini.