
Divulgação/Paramount
Christopher Nolan e Sean Astin assumem comando dos sindicatos de Hollywood
Diretor de "Oppenheimer" foi eleito presidente do DGA e ator de "O Senhor dos Anéis" venceu disputa pelo SAG-AFTRA
Nolan e Astin assumem sindicatos
Após eleições sindicais em Hollywood nesta semana, o cineasta Christopher Nolan se tornou o novo presidente do Sindicato dos Diretores dos Estados Unidos (DGA, na sigla em inglês), enquanto Sean Astin, conhecido por interpretar Sam na franquia “O Senhor dos Anéis”, foi eleito para comandar o Sindicato de Atores dos Estados Unidos (SAG-AFTRA).
Astin venceu com 80% dos votos e sucederá Fran Drescher, que decidiu não concorrer à reeleição após se consagrar à frente da greve que paralisou Hollywood em 2023 e rendeu várias conquistas para a classe. Já Nolan foi escolhido por aclamação em uma votação que reuniu 167 delegados representando 19,5 mil membros do DGA.
Declaração de Sean Astin
O novo presidente do SAG-AFTRA destacou otimismo diante do futuro da entidade. “Agora é um momento de otimismo e criatividade. Estou muito feliz que os membros me permitiram liderar nossa histórica organização para fora deste momento desafiador e rumo a um futuro definido pela confiança, progresso e forte apoio”, afirmou. “Estou animado para começar a trabalhar.”
O que disse Christopher Nolan
O diretor de “Oppenheimer”, “A Origem”, “Interestelar” e “Batman: O Cavaleiro das Trevas” agradeceu pela eleição e também falou sobre os desafios do setor. “Ser eleito presidente do DGA é uma das maiores honras da minha carreira. Nossa indústria está vivendo uma tremenda mudança, e eu agradeço aos membros do sindicato por confiar a mim essa responsabilidade. Também quero agradecer ao presidente Glatter pela liderança nos últimos quatro anos. Estou ansioso para colaborar com ela e a nova direção eleita para conquistar importantes proteções criativas e econômicas para os nossos membros”, declarou.