
Divulgação/Globo
“Terra Nostra”: Primeira novela de Ana Paula Arósio será reexibida na faixa “Edição Especial” da Globo
Clássico de Benedito Ruy Barbosa substitui “História de Amor” em setembro como parte das comemorações dos 60 anos da emissora
Clássico de Benedito Ruy Barbosa substitui “História de Amor”
A Globo definiu que a novela “Terra Nostra” será a próxima produção exibida na faixa “Edição Especial”, dedicada a reprises vespertinas logo após o “Jornal Hoje”. O folhetim substituirá “História de Amor” a partir de 1º de setembro, como parte das comemorações pelos 60 anos da emissora em 2025.
A atração, exibida originalmente em 1999, na faixa das 21h, foi a primeira novela estrelada por Ana Paula Arósio na emissora e marcou época com grande sucesso de audiência. O último capítulo da atual reprise de “História de Amor” está previsto para o dia 29 de agosto.
Qual é a trama de “Terra Nostra”?
Ambientada no fim do século 19, “Terra Nostra” acompanha a chegada de imigrantes italianos ao Brasil. A narrativa gira em torno do romance entre Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio), que se conhecem durante a travessia de navio e acabam separados ao desembarcar no país.
A obra aborda temas como imigração, luta de classes, transformações sociais e conflitos emocionais. O roteiro é assinado por Benedito Ruy Barbosa, um dos maiores autores da TV brasileira, que já havia explorado este tema nos anos 1980 no épico “Os Imigrantes” (1981-1982), novela com mais de 450 capítulos exibida na Band. A produção marcou um reencontro artístico entre o autor e o diretor Jayme Monjardim, que já tinham feito história com a versão original de “Pantanal” (1990-1991), na TV Manchete.
Quando foi a última reprise de “Terra Nostra”?
Essa será a segunda reprise da novela de 1999 na TV aberta. A primeira ocorreu em 2004, no “Vale a Pena Ver de Novo”, em versão reduzida com 106 capítulos. “Terra Nostra” será também a primeira produção originalmente exibida às 21h a ocupar a faixa “Edição Especial”, que tradicionalmente reapresenta novelas das 18h e 19h.
O elenco conta com nomes como Maria Fernanda Cândido, Antônio Calloni, Raul Cortez, Paloma Duarte, Gabriel Braga Nunes, Débora Duarte, Ângela Vieira, Marcello Antony, Cláudia Raia e Elias Gleizer.