
Instagram/Milton Nascimento
Milton Nascimento processa Cruzeiro por música em vídeo com Gabigol
Clube mineiro é acusado de usar “Clube da Esquina nº 2” sem autorização em vídeo de anúncio do jogador no Instagram
Cruzeiro é acusado de usar música sem autorização
Milton Nascimento entrou com uma ação na Justiça do Rio contra o Cruzeiro por uso não autorizado da canção “Clube da Esquina nº 2”. O o processo também é assinado pelos coautores Lô Borges, Márcio Borges e pela gravadora Sony Music, e questiona o uso da música em um vídeo publicado no Instagram para anunciar a contratação do jogador Gabigol.
A publicação foi feita nos primeiros minutos de 2025 e utilizou a composição original dos três artistas, lançada em 1978. A música integra o repertório do movimento musical Clube da Esquina, surgido em Belo Horizonte entre o fim dos anos 1960 e o início da década seguinte.
Artistas e gravadora pedem indenização
Segundo apurou a coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo, o processo descreve que a música foi utilizada de forma “intencional e deliberada” sem autorização dos autores ou da gravadora.
A Sony Music, responsável pelos direitos fonográficos da gravação, solicita indenização por danos materiais. Já Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges pedem R$ 50 mil cada um por danos morais. A ação tramita na 1ª Vara Empresarial da Capital, no Rio de Janeiro.
Vídeo foi publicado no anúncio de Gabigol
O vídeo do Cruzeiro com a música ao fundo foi usado para apresentar Gabigol como reforço do clube em 2025. O material viralizou nas redes sociais, fazendo a utilização da trilha sonora desencadear a disputa judicial.
Até o momento, o clube mineiro não se manifestou publicamente sobre o caso.