
Instagram/Matthew Perry
Médico se declara culpado por distribuir cetamina a Matthew Perry antes de morte por overdose
Salvador Plasencia admite distribuição da substância a Perry semanas antes da morte e sua pena pode chegar a 40 anos
Salvador Plasencia admite culpa em tribunal de Los Angeles
O médico Salvador Plasencia, um dos cinco acusados pela morte de Matthew Perry, declarou-se culpado nesta quarta-feira (23/7) em tribunal de Los Angeles por quatro acusações de distribuição de cetamina. A sentença será anunciada em 3 de dezembro e pode chegar a 40 anos de prisão. Plasencia, de 43 anos, também entregará sua licença médica.
De acordo com as investigações, Plasencia não forneceu a dose fatal ao ator, mas admitiu ter repassado a substância semanas antes de Perry ser encontrado inconsciente na jacuzzi de sua casa, em Los Angeles, em 2023.
Por que Perry utilizava cetamina sob prescrição médica?
Matthew Perry, conhecido pelo papel de Chandler Bing em “Friends”, fazia uso da cetamina sob supervisão médica, como parte de um tratamento experimental para depressão. O anestésico também é utilizado em sessões terapêuticas devido a propriedades psicodélicas, mas apresenta risco de dependência.
Em outubro, o médico Mark Chavez já havia admitido culpa em conspiração para distribuir cetamina ao ator. Segundo promotores, Perry tornou-se dependente da substância, bastante popular também em festas.
O que diz a defesa do médico?
A advogada de Salvador Plasencia, Karen Goldstein, afirmou em comunicado à revista Rolling Stone que seu cliente “está profundamente arrependido pelas decisões de tratamento que tomou ao fornecer cetamina a Matthew Perry” e que “aceita total responsabilidade ao declarar-se culpado pela distribuição de drogas”.