
Divulgação/20th Century
Kenneth Colley, vilão dos filmes de “Star Wars”, morre aos 87 anos
Ator britânico faleceu em casa após complicações de covid e pneumonia, revelou seu agente
Ator de “Star Wars” morreu em casa, na Inglaterra
Kenneth Colley, intérprete do Almirante Piett nos filmes originais de “Star Wars”, morreu aos 87 anos. O ator britânico faleceu em sua casa em Kent, na Inglaterra, no domingo (30/6), segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira (3/7) por seu agente, Julian Owen.
A causa da morte foi pneumonia decorrente de complicações provocadas pela covid-19. O ator havia sido internado após uma queda que resultou em lesão no braço. Durante o período de hospitalização, contraiu o vírus e teve seu quadro agravado.
“Foi um dos nossos melhores atores de personagens, com uma carreira de 60 anos. Trabalhou continuamente no teatro, no cinema e na televisão. Faleceu em paz com amigos ao seu lado”, afirmou Owen.
Conhecido por papéis em franquias icônicas
Kenneth Colley ficou conhecido mundialmente por interpretar o Almirante Piett nos longas “Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca” (1980) e “Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi” (1983). Ele também dublou o personagem na animação “Lego Star Wars: O Império Contra-Ataca”, lançada em 2012.
Outro papel marcante foi o de Jesus em “A Vida de Brian” (1979), sátira bíblica do grupo Monty Python que se tornou um dos maiores sucessos da trupe humorística no cinema. Também atuou como o Coronel Kontarsky no filme de ação “Raposa de Fogo” (1982), dirigido e estrelado por Clint Eastwood.
Carreira extensa no teatro, cinema e televisão
Ao longo de seis décadas de carreira, Colley acumulou trabalhos em diversas frentes da atuação, mantendo presença constante no cinema britânico e em séries de televisão. Apesar de ter ficado mais conhecido por franquias de grande apelo popular, sua trajetória foi marcada por papéis variados em produções históricas, dramáticas e de humor, incluindo a série clássica “Pennies from Heaven” (1978), além de produções recentes como “The Queen”, onde viveu o Príncipe Philip, e “Peaky Blinders”.