
Divulgação/Televisa
Florinda Meza critica série por retratar início polêmico de romance com criador de “Chaves”
Atriz reage à exposição em “Chespirito: Sem Querer Querendo”, questiona narrativa e lamenta exploração da relação com Roberto Gómez Bolaños
Florinda Meza reage à série da HBO Max
Florinda Meza, que ficou conhecida como Dona Florinda em “Chaves”, além de ser viúva de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), decidiu se manifestar após repercussão das cenas da série biográfica “Chespirito: Sem Querer Querendo”, que sugerem que o relacionamento entre os dois teria começado quando o humorista ainda era casado. Em texto publicado no Instagram neste sábado (19/7), a atriz criticou a abordagem da série e a exposição de sua vida pessoal: “Não entrei com nenhum processo. A pessoa que disse isso está mal informada. Não decidi o que farei no futuro. Vocês escrevem histórias pensando em como acham que deveriam ser. Nem sequer respeitaram meu direito de não declarar nada sobre esses temas”.
Ela destacou o impacto da produção sobre sua imagem pública: “Como consequência dessa série, buscaram nos arquivos e desenterraram todas as entrevistas do passado, que estão em outro contexto, e as utilizaram contra mim. Na vida real, com seres humanos, não com personagens de novela, há muitas coisas a se levar em conta”.
No encerramento do comunicado, Florinda Meza enfatizou: “Ainda que eu deva ao público, não sou propriedade da mídia. Meu nome, minha imagem e minha vida são meus. Quando eu tiver algo a informar, todos saberão, por mim”.
Como a série aborda o início do romance?
O episódio final de “Chespirito: Sem Querer Querendo” reacendeu discussões sobre o relacionamento de Florinda e Bolaños, união que durou 27 anos até a morte do humorista.
A produção dramatiza episódios em que Bolaños trai sua esposa, Graciela Fernández, mãe de seus seis filhos, com Florinda Meza durante as gravações do programa de humor. No roteiro, Florinda teve o nome alterado para Margarita Ruíz, apresentada como uma figura manipuladora e responsável por conflitos com outros membros do elenco, incluindo Maria Antonieta de las Nieves, intérprete de Chiquinha, que a chama de “bruxa” em cena.
Como o público reagiu à polêmica?
A repercussão da série da HBO Max levou a uma mobilização em Juchipila, cidade natal de Florinda no México, onde fãs pediram a retirada de sua estátua inaugurada em 2019, uma homenagem por seu papel em “Milagro y Magia”.
A Prefeitura de Juchipila se manifestou contra a remoção do monumento: “Florinda é uma figura reconhecida da arte e da televisão, cuja trajetória contribuiu significativamente para a cultura mexicana. Nenhum ataque apagará a luz de quem construiu uma carreira marcada por talento e generosidade”.
O debate se intensificou nas redes sociais, com críticas a Florinda pelo suposto envolvimento na separação de Bolaños.
Vale apontar que a série tem apoio dos filhos do criador de “Chaves”, que nunca se deram bem com a atriz.