
Divulgação/Berlinale
Festival de Gramado homenageia Rodrigo Santoro, Marcélia Cartaxo e Mariza Leão
53ª edição terá abertura com "O Último Azul", de Gabriel Mascaro, e pré-estreia da série “Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente”
Festival anuncia homenageados e atrações de abertura
O Festival de Cinema de Gramado anunciou os homenageados de sua 53ª edição, que acontece entre 13 e 23 de agosto na Serra Gaúcha, além de confirmar o destaque da cerimônia de abertura: a exibição do filme “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim.
No elenco de “O Último Azul”, Rodrigo Santoro será homenageado com o Kikito de Cristal, reconhecimento voltado a nomes de destaque internacional. Já Marcélia Cartaxo, atriz de “A Hora da Estrela” e “Pacarrete”, receberá o troféu Oscarito. A produtora Mariza Leão, responsável por sucessos como “Minha Mãe É Uma Peça”, “Meu Passado Me Condena” e “Um Tio Quase Perfeito” será homenageada com o troféu Eduardo Abelin.
Série nacional em pré-estreia
Entre as novidades, a programação inclui a pré-estreia da série “Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente”, dirigida por Marcelo Gomes e Carol Minêm e estrelada por Ícaro Silva, Bruna Linzmeyer e Johnny Massaro. O evento reforça a abertura do festival para produções seriadas, prática que vem se consolidando nos últimos anos, como ocorreu com “Cangaço Novo” em 2023 e “Cidade de Deus: A Luta Não Para” em 2024.
Evento reúne grandes nomes e tradição do cinema brasileiro
O anúncio contou com a presença dos curadores Caio Blat e Marcos Santuario, além da presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
Com uma programação que equilibra homenagens e estreias de peso, o Festival de Gramado mantém sua posição como um dos principais eventos do cinema brasileiro.