
YouTube/BLACKPINK
Fãs enlouquecem com volta de BLACKPINK, após anos de projetos solo
Clipe de "Jump" volta a reunir cantoras e inaugura nova fase no grupo de K-pop com produção de Diplo - parceiro de Anitta e Pabllo Vittar
BLACKPINK lançou sua primeira música inédita em dois anos nesta sexta-feira (11/7), celebrando o retorno do quarteto de K-pop após um longo período em que as cantoras se dedicaram a projetos individuais. “Jump” marca o primeiro lançamento coletivo desde agosto de 2023, quando o grupo apresentou “The Girls” para a trilha de “BLACKPINK the Game”. Mas a separação começou antes, logo após o lançamento de “Born Pink”, em setembro de 2022.
Durante o hiato, todas as integrantes se concentraram em construir carreiras solo: Rosé foi a primeira a lançar um álbum próprio, “Rosie”, em dezembro de 2024; Jisoo seguiu com o miniálbum “Amortage” em fevereiro de 2025; Lisa lançou “Alter Ego” e Jennie apresentou “Ruby”. Essa sequência de projetos individuais ampliou o alcance de cada artista, mas não diluiu o interesse dos fãs por um novo trabalho em conjunto.
Como foi a estreia de “Jump”?
A estreia da nova música aconteceu durante uma performance ao vivo durante o show de abertura da Deadline World Tour, realizado no estádio Goyang Sports Complex, em Goyang, Coreia do Sul, no último fim de semana. Para oficializar o retorno, o grupo liberou o videoclipe oficial, dirigido por Dave Meyers (que trabalhou com Lisa em sua carreia solo) com muitos efeitos visuais.
Numa brincadeira metalinguística, o clipe abre com outdoors individuais das cantoras, antes de juntá-las num telhado, diante de uma pintura gigante do grupo, o que fãs os pedestres de uma avenida se agitarem ao verem que elas voltaram. A reação é instantânea: histeria coletiva, com cenas de gritaria e até fãs batendo cabeças na parede no ritmo da canção.
O que representa a mudança musical em “Jump”?
A gravação conta com produção e coautoria de Diplo, marcando a primeira colaboração entre as artistas asiáticas e o produtor americano, fã declarado do funk brasileiro com parcerias com Anitta e Pabllo Vittar.
A sonoridade marcada por batidas aceleradas e refrão forte aponta uma nova direção criativa do BLACKPINK. A abordagem eletrônica, com combinação de techno europeu, EBM e piscadelas para o funk brasileiro, diferencia-se bastante do pop tradicional até então representado pelo grupo, mas, ao mesmo tempo, mantém a energia dançante, característica das apresentações.
Quais são os próximos passos do BLACKPINK?
A Deadline World Tour foi inaugurada no sábado, 5 de julho, na Coreia do Sul, marcando o início de uma extensa agenda internacional. O grupo passará pela América do Norte em julho, com apresentações programadas até o início de 2026, mas até o momento não marcou shows no Brasil.