Deportação após denúncia política
Khaby Lame, o maior nome do TikTok mundial, foi deportado dos Estados Unidos e viajou para o Brasil após ser denunciado por Bo Loudon, amigo do filho do presidente Donald Trump. Loudon classificou o influenciador como “estrela do TikTok de extrema-esquerda” e comunicou as autoridades de imigração sobre supostos problemas em seu visto. Khaby Lame foi detido e, como alternativa à deportação à força, deixou o país “voluntariamente”, conforme registro das redes sociais.
O influenciador estava nos Estados Unidos desde o fim de abril e chegou a comparecer ao Met Gala, em Nova York, no início de maio. Ele também era esperado em um evento beneficente da Unicef, do qual é embaixador, mas precisou sair antes de sua realização.
Estadia no Brasil e encontro com Emerson Royal
Após ser deportado, Khaby Lame apareceu em Paulínia, no interior de São Paulo, ao lado do jogador Emerson Royal, do AC Milan. Nas redes sociais, também foi visto jogando basquete, em vídeo publicado pelo empresário Kaique Ferreira.
Khaby, que nasceu no Senegal e foi naturalizado italiano, tornou-se conhecido mundialmente por vídeos em que ironiza tutoriais complicados, sugerindo soluções práticas sem dizer uma palavra. Com mais de 160 milhões de seguidores, ele é atualmente a personalidade mais popular da plataforma TikTok.
Além do sucesso nas redes, Khaby atua como embaixador da Unicef e planejava participar de um evento beneficente nos EUA, segundo a agência ANSA.
Khaby Lame já tinha vindo antes ao país
Esta não é a primeira visita do influenciador ao país. Em outubro de 2023, Khaby Lame foi convidado do talk show “The Noite”, apresentado por Danilo Gentili, no SBT. Na ocasião, o influenciador arriscou palavras em português e foi chamado de “Pelé dos criadores digitais” pelo apresentador Danilo Gentili, em reconhecimento ao sucesso global alcançado.