
Divulgação/HBO
Criadores de “The Last of Us”confirmam foco em Abby na 3ª temporada
Craig Mazin e Neil Druckmann adiantam que próxima fase será centrada em antagonista e reforçam liberdade criativa
Próxima temporada terá novo clima
Durante evento de pré-Emmy promovido pela HBO Max, Craig Mazin e Neil Druckmann, criadores de “The Last of Us”, revelaram detalhes sobre os rumos da série na 3ª temporada. Em dois painéis, ao lado de nomes como a diretora de fotografia Ksenia Sereda e a figurinista Ann Foley, Mazin comentou a tendência de criar cenários meticulosos para depois destruí-los, mas adiantou que a próxima temporada deve seguir outro caminho. “Tendemos a incendiar as coisas, destruir tudo, mas talvez isso mude”, afirmou.
Druckmann completou: “É mais uma temporada de água do que de fogo”, reforçando o tom ao ouvir Mazin confirmar: “Vai ser uma temporada mais úmida do que quente.”
A história vai girar em torno de Abby
Após exibição do segundo episódio da 2ª temporada, os criadores voltaram ao palco com o elenco principal, incluindo Bella Ramsey, Isabela Merced, Gabriel Luna e Young Mazino, além de Kaitlyn Dever — que participou virtualmente da Austrália, onde grava outro projeto. Ao comentar as polêmicas do enredo, Druckmann citou as tentativas frustradas de adaptar o jogo antes da HBO e destacou a aposta do canal nas decisões controversas, como a morte do personagem Joel (Pedro Pascal) logo no início da 2ª temporada. “Mas as decisões são o que a história exige, e ainda assim não acredito que nos deixaram estruturar desse jeito”, comentou, antes de soltar: “Acabamos a 2ª temporada, e a 3ª vai ser estrelada — spoiler — pela Kaitlyn.”
A atriz reagiu em tom de surpresa: “O quê?!”, enquanto o mediador Rob McElhenney brincou sobre contratos: “Você já tinha fechado o acordo? Ganhou poder de barganha agora.”
Como a equipe e elenco encaram a repercussão?
Druckmann ressaltou a confiança e a liberdade criativa recebidas pela HBO: “Achei que não nos permitiriam, mas abraçaram o que torna essa história especial, permitindo tempo e liberdade para arriscar, e o público valoriza isso.”
Kaitlyn Dever, que vive Abby — personagem polêmica dos jogos por matar Joel —, afirmou que nunca teve receio da repercussão: “A controvérsia nunca foi preocupação, desde o primeiro encontro com Craig e Neil senti como eles são incríveis e talentosos. No set, nunca me senti tão acolhida.”
McElhenney, em tom bem-humorado, cutucou: “Você matou o queridinho da América com um taco de golfe!” Mazin explicou a opção narrativa por matar o protagonista: “Para mim, esse não é um programa sobre vingança, é sobre luto. Como vamos lidar com a dor se ninguém que realmente amamos morre?”