Globo matou Filó em “Eta Mundo Melhor” por impasse com Débora Nascimento

Personagem é eliminada da novela de Walcyr Carrasco após emissora encerrar negociações e optar por seguir a trama sem a atriz

Divulgação/Globo

Tragédia marca o início da nova fase da novela

Filomena (Débora Nascimento), protagonista de “Êta Mundo Bom” (2016), teve sua morte trágica exibida logo no começo de “Êta Mundo Melhor”, que estreou nesta segunda-feira (30/6) na Globo. A personagem não aparece em cena e tem sua morte explicada apenas por diálogos. De acordo com a trama, Filó morreu queimada ao tentar fugir com Ernesto (Eriberto Leão), com quem voltou a se envolver mesmo estando casada com Candinho (Sérgio Guizé).

A revelação ocorre já no primeiro capítulo da continuação, ambientando a nova fase da história com um trauma que marca o ponto de virada do protagonista, já que o vilão também roubou o filho do casal. Ao saber da morte de Filó, Ernesto abandona o bebê nas mãos de roceiros, fazendo com que a criança acabe no orfanato de Zulma (Heloisa Périssé), onde será criada com o nome de Samir (Davi Malizia).

Por que Débora Nascimento ficou fora da novela?

A morte de Filó cria uma nova trajetória dramática para Candinho. Ao invés de buscar a mãe, como na novela original, o caipira agora tentará reencontrar o filho perdido, ao mesmo tempo em que se envolve com outro interesse amoroso: Dita, coadjuvante da primeira fase da história, interpretada por Jeniffer Nascimento.

Entretanto, a decisão não foi exclusiva dos autores Walcyr Carrasco e Mauro Wilson. Segundo a colunista Carla Bittencourt, do portal Leo Dias, Débora Nascimento não chegou a um acordo com a Globo para integrar o elenco da continuação. Diante do impasse, a única saída encontrada pelos roteiristas foi eliminar a personagem da história.

Filó era considerada fraca diante de outras personagens?

Outro fator que pode ter influenciado a decisão foi a recepção da personagem na trama original. Filó foi ofuscada por Maria (Bianca Bin), considerada a heroína mais expressiva da primeira versão, especialmente por sua oposição à vilã Sandra (Flávia Alessandra).

A tragédia de Filó também impactou Débora Nascimento fora das telas. A atriz teria recusado o papel de Clarice na novela “Garota do Momento”, encerrada na última sexta-feira (27/6), acreditando que retornaria como a personagem em “Êta Mundo Melhor”, e acabou pega de surpresa ao saber que não estaria na nova fase da história.

“Êta Mundo Melhor” tem criação e roteiro de Walcyr Carrasco e Mauro Wilson, e direção artística de Amora Mautner.