ABC retira série da programação e libera elenco
“Doctor Odyssey”, série médica de Ryan Murphy estrelada por Joshua Jackson (“Finge”) e Don Johnson (“Miami Vice”), não voltará para uma 2ª temporada na ABC. O canal optou por não renovar os contratos do elenco, que expiram nesta segunda (30/6), liberando os atores para outros projetos. Os cenários já foram descartados e a equipe de produção também já migrou para novas séries, muitas delas do próprio Murphy.
Apesar do cancelamento, a emissora não anunciou oficialmente o fim da série. Segundo fontes, Murphy ainda considera opções para uma possível continuação, que pode envolver até mesmo a transferência para o streaming, onde o drama conquistou bom público. Caso a mudança avance, novos contratos com o elenco teriam de ser negociados e novos cenários construídos.
Desempenho e obstáculos durante a exibição
“Doctor Odyssey” estreou no final de 2024 e chamou atenção por seu trailer atingir 77,8 milhões de visualizações em 48 horas. Graças à curiosidade despertada pelo marketing, o episódio de estreia acumulou 13,6 milhões de espectadores em todas as plataformas durante a primeira semana. No entanto, a trama — uma mistura de “Plantão Médico” (ER) com “O Barco do Amor” — não manteve o ritmo de crescimento, apresentando desempenho abaixo do esperado na audiência linear, apesar de picos em episódios de crossover com “9-1-1” e no desfecho da temporada.
O alto custo da produção e uma ação judicial por assédio sexual movida por ex-funcionários pesaram contra a renovação. Mesmo assim, a série conquistou seguidores fiéis nas redes sociais, sendo elogiada pelo tom escapista e atmosfera camp. O último episódio encerrou os principais arcos sem deixar pontas soltas.
Ryan Murphy ainda pode resgatar “Doctor Odyssey”?
“’Doctor Odyssey’ não está atualmente em nossa programação”, explicou Craig Erwich, presidente do Disney Television Group. “Ryan está muito ocupado, mas seguimos conversando sobre novas possibilidades”.
A indefinição ocorre em meio à agenda cheia do produtor, que já prepara o spin-off “9-1-1: Nashville” para substituir “Doctor Odyssey” na grade da ABC. Eric Schrier, presidente dos estúdios Disney, afirmou: “Adoro ‘Doctor Odyssey’, acho uma série incrivelmente inventiva e estamos fazendo tudo para apoiá-la”.
A pressão por uma renovação ganhou destaque até no talk show “Last Week Tonight”, quando John Oliver criticou a ABC por não garantir a volta da série: “É uma versão sexy de ‘Plantão Médico’ num barco. Tem ‘big deck energy’ e tubarões. Como não renovar?”.
No Brasil, a série foi disponibilizada pela plataforma Disney+.
https://www.youtube.com/watch?v=d_SKPESJWeI