Criador assume controle de “Jogos Mortais” após compra da franquia de terror

James Wan retorna ao comando de saga de Jigsaw após aquisição dos direitos pela Blumhouse, que planeja novos filmes

Divulgação/Lionsgate

Troca de produtores na saga

A Blumhouse, responsável por sucessos do terror como “Sobrenatural”, “Corra!” e “O Homem Invisível”, adquiriu os direitos para desenvolver todos os futuros filmes, séries e projetos envolvendo o universo de “Jogos Mortais”, centrado no personagem Jigsaw. O valor da transação não foi divulgado, mas a negociação encerra a participação dos produtores Oren Koules e Mark Burg na liderança da franquia.

Oren Koules declarou que sentiu ser “o momento certo para passar o bastão”, enquanto Mark Burg explicou que deseja “seguir em frente e contar novas histórias”.

O que muda para a franquia “Jogos Mortais”?

Com a negociação, “Jogos Mortais” retorna ao comando de James Wan, diretor do filme original de 2004. O selo Atomic Monster, de Wan, fundiu-se à Blumhouse em 2024. No portfólio do estúdio estão filmes como “M3GAN”, “Annabelle” e a franquia “Invocação do Mal”.

Apesar da venda, a Lionsgate continuará como sócia do projeto, mantendo 50% de participação nos direitos e também a distribuição das próximas produções. O estúdio lançou todos os dez filmes da franquia, que acumula mais de US$ 1 bilhão em bilheteria mundial.

Qual o futuro da saga sob comando de Wan e Blum?

O CEO da Blumhouse, Jason Blum, destacou o valor estratégico da aquisição: “’Jogos Mortais’ definiu uma geração do terror. Seu impacto cultural só cresce, tornando este um investimento estratégico em uma das propriedades mais reconhecidas e bem-sucedidas do gênero nos últimos vinte anos”.

Jason Blum ainda anunciou que James Wan e Leigh Whannell, roteirista do primeiro filme, vão integrar o desenvolvimento dos próximos projetos: “Wan e Whannell estarão novamente envolvidos e ajudarão a conduzir o futuro da franquia”.

James Wan reforçou o significado do retorno: “’Jogos Mortais’ tem um lugar especial no meu coração. Voltar a esse universo com uma nova perspectiva é empolgante e muito pessoal. Para mim, este será um retorno criativo importante à franquia desde os primeiros dias, e estou ansioso para resgatar o espírito original e avançar o legado de formas ousadas e inesperadas”.