
Divulgação/Vitrine Filmes
Canal Brasil exibe maratona de filmes para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+
Especial reúne mais de 24 horas de produções nacionais sobre diversidade, com estreia de “Parque de Diversões” e clássicos da representatividade
Especial de filmes destaca diversidade e novos olhares
No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado neste sábado (28/6), o Canal Brasil realiza uma maratona especial com mais de 24 horas de filmes brasileiros que abordam o tema da representatividade sob diferentes perspectivas. A programação tem início na virada de sexta (27) para sábado (28), à meia-noite, com a exibição inédita do longa “Parque de Diversões” (2024), dirigido por Ricardo Alves Jr. O especial inclui ainda curtas e médias-metragens.
Durante a maratona, serão exibidas produções como “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” (2014), de Daniel Ribeiro, “Bixa Travesty” (2018), documentário sobre Linn da Quebrada, e “Divinas Divas” (2016), dirigido por Leandra Leal. Também estão na seleção títulos como “13 Sentimentos” (2024), “Corpo Elétrico” (2017), “As Boas Maneiras” (2017) e “Cidade; Campo” (2024), de Juliana Rojas, que contrasta realidades urbanas e rurais a partir de personagens LGBTQIA+.
Representatividade e trajetória política em destaque
A maratona traz ainda “Corpolítica” (2022), dirigido por Pedro Henrique França, que acompanha jovens candidaturas LGBTQIA+ nas eleições municipais de 2020 e discute o avanço conservador no país. Outro destaque é “Mães do Derick” (2020), que retrata quatro mulheres criando juntas uma criança em ocupação, questionando padrões familiares tradicionais.
Por que o 28 de junho é Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+?
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em 28 de junho, faz referência à rebelião ocorrida em 1969 no bar Stonewall Inn, em Nova York. Uma batida policial violenta no local, frequentado por pessoas LGBTQIA+, provocou uma série de protestos que invadiram as ruas de Nova York e se tornaram marco da luta por direitos civis. O evento levou à realização da primeira Parada do Orgulho em 1970, dando início à celebração anual e à expansão do movimento pelo mundo.