
Instagram/André Mattos
André Mattos retorna às novelas da Globo após 20 anos em “Três Graças”
Ator volta ao elenco da emissora em trama de Aguinaldo Silva, após participação em “Senhora do Destino”
Volta ao elenco da Globo em trama inédita
André Mattos está de volta às novelas da Globo após um intervalo de duas décadas. O ator, que marcou presença pela última vez em “Senhora do Destino” (2004-2005), confirmou em suas redes sociais que integrará o elenco de “Três Graças”, nova produção escrita por Aguinaldo Silva. Na história, Mattos interpretará o superior do policial Paulinho, papel de Rômulo Estrela, ambos lotados na delegacia de Aclimação.
Qual é a história de “Três Graças”?
A trama central da novela gira em torno de três gerações de mulheres — Gerluce (Sophie Charlotte), Lígia (Dira Paes) e Joélly (Alana Cabral) —, todas afetadas por gravidez na adolescência e abandono. Com a gestação precoce da mais nova, o ciclo familiar de sofrimento se intensifica, levando Gerluce a se mobilizar para proteger a mãe e a filha.
Em paralelo ao drama familiar, surge uma trama de corrupção e falsificação de medicamentos. Lígia adoece por conta de remédios ineficazes, fazendo Gerluce iniciar uma investigação, que expõe um esquema liderado pelo político Santiago Ferretti (Murilo Benício) e sua cúmplice Arminda (Grazi Massafera). Determinada a encontrar justiça, Gerluce se insere no círculo da elite paulistana para prestar seus serviços de cuidadora de idosos para Josefa (Arlete Salles), a mãe idosa de Arminda, na intenção de se aproximar da empresária e ajustar contas, roubando a obra As Três Graças (1531), que é uma herança da família e guarda uma fortuna considerável em seu interior. O policial Paulinho (Romulo Estrela), contratado para investigar o roubo da obra, se apaixona por Gerluce, sem imaginar que a amada é a mentora do plano.
Ambientada nos bairros da Brasilândia e da Aclimação, em São Paulo, “Três Graças” representa uma mudança em relação ao planejamento inicial da novela, que se passaria no Rio de Janeiro. A decisão pela troca de cidade foi tomada pela direção da Globo, que aposta em atrair o público paulistano, principal foco da medição de audiência no país.
Por onde passou André Mattos nas últimas duas décadas?
Depois de deixar a Globo em 2005, André Mattos participou de várias produções da Record, entre elas “Prova de Amor” (2005-2006), “Alta Estação” (2006), “Caminhos do Coração” (2007), “Os Mutantes” (2008), “Bela a Feia” (2009), “Balacobaco” (2012), “Plano Alto” (2014) e “Belaventura” (2017). Em seguida, teve passagens pelo SBT, com destaque para “Poliana Moça” (2022) e “A Infância de Romeu e Julieta” (2023-2024). Ele também atuou na série “Dom”, da Prime Video, e fez mais de uma dezena de filmes, com destaque para o papel de apresentador de telejornal sensacionalista em “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro” (2010), pelo qual ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Ator Coadjuvante.
“Três Graças” tem estreia prevista para outubro e vai substituir “Vale Tudo” na programação da Globo. A novela marca ainda o retorno de Aguinaldo Silva, responsável por sucessos como “Tieta” (1989), “Senhora do Destino” (2004) e “Império” (2014).