Roberta Rodrigues detalha batalha judicial contra a Globo
Roberta Rodrigues está recorrendo à Justiça para aumentar a indenização que a Globo deve pagar por racismo nos bastidores da novela “Nos Tempos do Imperador” (2021). A atriz, que já teve vitória reconhecida na primeira instância, questiona o valor de R$ 500 mil, estipulado como teto máximo pelo Ministério do Trabalho, e pede agora R$ 10 milhões.
Em entrevista ao portal Leo Dias, Roberta explicou: “Ganhei o processo já, eu recorri a respeito do valor e também pedi para que não fique em sigilo, porque eu acho que as pessoas que entrarem com qualquer ação a respeito de racismo, pode usar esse processo a favor”. Ela afirmou ainda: “No meu caso, eu não tive nenhum para poder acoplar no meu. Eu quero que ele sirva para que as pessoas entendam que tem que batalhar pelos seus direitos”. Segundo a artista, foi a Globo que solicitou segredo de Justiça no caso.
Como está a situação do pagamento e o que motiva a ação?
De acordo com a atriz, não houve acordo entre as partes. “A gente não teve acordo. Eu ganhei o teto máximo do Ministério do Trabalho, e aí eu recorri pelo valor que eu pedi e aí estamos aí esperando o resultado. E mesmo assim a Globo não pagou os 500 mil, por isso que eu tô batalhando. Vamos para os 10 milhões”, declarou.
A ação tem origem nas denúncias feitas por Roberta e outras atrizes do elenco de “Nos Tempos do Imperador” contra o diretor Vinícius Coimbra, acusado de promover segregação entre profissionais brancos e pretos nos bastidores da novela. O caso se tornou referência no debate sobre racismo estrutural nas grandes produções da televisão brasileira.
Atriz quer tornar processo exemplo para vítimas de racismo
Roberta busca garantir que o processo seja público para fortalecer a luta contra o racismo. A atriz reforçou que a divulgação do caso pode servir de incentivo para outras vítimas recorrerem à Justiça. Atualmente, ela está afastada das novelas e dedica-se ao streaming, participando das séries “Cidade de Deus: A Luta não Para” (HBO Max) e “A Divisão” (Globoplay).
O espaço segue aberto para posicionamentos, declarações e atualizações das partes citadas, que queiram responder, refutar ou acrescentar detalhes em relação ao que foi noticiado.