Seleção de clipes alternativos
A Playlist Moderna é uma seleção de novos sons alternativos reunidos em 50 clipes recentes, que reúne descobertas da nova geração e eventuais novidades de veteranos da cena underground. A lista da vez traz 3 horas de som noturno, reunindo gravações de rock gótico, coldwave e darkwave, para dançar andando para frente e para trás, sem sair do lugar.
Lista tem artistas clássicos?
Dos guinchos de guitarras aos sintetizadores tétricos, a seleção dos herdeiros do pós-punk sombrio assume influências da cena britânica de 1978-1986, como Joy Division, Bauhaus, The Cure, Siouxsie and the Banshees, Sisters of Mercy e New Order, e inclui dois representantes originais da cena alemã da época: a cantora Anja Huwe, ex-Xmal Deutchland (1980-1990) – em faixa inédita com sample do clássico “Polarlicht” – e a banda Pink Turns Blue, formada em 1985.
Sombras sobre o mapa-múndi
Apesar do nome em português de três bandas, apenas uma é brasileira: a paranaense Jovens Ateus. Desinteresse é holandesa e Rosa Violeta é mexicana. O trio berlinense Elektrokohle também tinha uma integrante brasileira, a baixista Suzan Flag (nome artístico de Amanda Longo), que morreu num acidente de carro no fim do ano passado. O clipe de “Introspective” é póstumo e feito em sua homenagem.
Além dos países e bandas citadas, a abrangência das sombras sonoras avança pelo mapa mundial, cobrindo África do Sul (The Awakening, atualmente radicados nos EUA), Turquia (Ductape), Argentina (Euroshima), Rússia (Ploho), Bielorrússia (Dlina Volny), Georgia (Chronotape), Noruega (Antipole), Suécia (Dark Side Cowboys), Suiça (The Beauty Of Gemina), Áustria (Eggenberg), Alemanha (Vague Phonique), Itália (Ash Code), França (Denuit) e até os habituais Reino Unido (The Horrors), EUA (Rosegarden Funeral Party) e Canadá (Actors). Alguns estão em atividade desde os anos 1990, outros acabam de lançar o primeiro single, como Desinteresse, ou o primeiro álbum – caso da nova-iorquina Grace Bergere, na semana passada. Todos os clipes estão entre seus trabalhos mais recentes.
Alguns nomes podem não ser tão conhecidos, mas suas vozes já marcaram época. Além de Anja Huwe, há mais dois cantores lançando carreira solo: (Justin) Warfield, mais conhecido pela banda She Wants Revenge, e Lucia Cifarelli, ex-KMFDM.
Play e mosh
Como sempre, os vídeos são organizados na playlist por ordem de afinidade sonora e em clima de videotecagem de club indie – para ver na Smart TV, busque Transmitir na aba de configurações do Chrome ou Mais Ferramentas/Transmitir etc no Edge. Experimente ouvir sem saltar as faixas na versão Premium do YouTube (sem interrupções de anúncios), apertando o play para ir pro mosh triste enquanto as músicas se mixam automaticamente.