Investigação começa após acidente com músicos
A banda inglesa The Old Time Sailors está sob investigação policial por suspeita de manter parte de seus músicos em condições análogas à escravidão. O caso veio à tona depois de um acidente de carro envolvendo integrantes do grupo, que retornavam de um show em um micro-ônibus durante a madrugada. De acordo com o jornal The Sun, o veículo colidiu com árvores ao tentar evitar um caminhão, por volta das 7h30 desta sexta (23/5), mas ninguém ficou ferido.
O que as autoridades encontraram?
Durante o atendimento aos passageiros, a polícia identificou possíveis vítimas de exploração e se dirigiu à base da banda, em Gulworthy. No local, outros músicos foram encontrados vivendo com pouco ou nenhum salário. Oito supostas vítimas receberam apoio especializado e foram “salvaguardadas” pelas autoridades.
Como a banda e a polícia reagiram?
Seis integrantes da The Old Time Sailors foram presos e liberados sob fiança, mediante compromisso de colaborar com as investigações. O líder da banda fugiu e é procurado pela polícia. Em nota oficial, a banda negou as acusações, alegando tratar-se de “uma campanha de ódio”. Segundo o comunicado, “vamos nos concentrar naquilo em que colocamos todos os nossos esforços: a música e as apresentações. Amamos nossos fãs, agradecemos por todo o apoio e esperamos vê-los em um show em breve”.
O grupo folk é conhecido por apresentações em que cerca de 20 integrantes se vestem de piratas, cantando e dançando diante de réplicas de navios.