
Divulgação/CinemaScópio Produções
“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, estreia com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes
Thriller brasileiro estrelado por Wagner Moura conquista unanimidade da crítica internacional após première em Cannes
Filme brasileiro conquista crítica em Cannes
“O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, estreou com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, baseada em 15 críticas iniciais, após sua première no Festival de Cannes. O thriller político foi elogiado por abordar temas relevantes em uma narrativa de ação ambientada no Brasil de 1977.
O crítico Pete Hammond, do Deadline, destacou: “O elenco de apoio, bastante extenso, incluindo o habitual Udo Kier, preenche as lacunas deste cenário excessivamente longo, com 158 minutos, e por vezes divagante, que Kleber Mendonça conseguiu, ainda assim, imbuir de estilo e emoção de grande tela”.
O que dizem os críticos internacionais?
Críticos internacionais ressaltaram a originalidade do longa, que mistura suspense, humor e comentário social. A revista The Hollywood Reporter descreveu o longa como “um exemplo inspirado de absurdismo” e afirmou que se trata do “trabalho mais forte” de Kleber Mendonça Filho, dizendo ainda que “merece elevá-lo ao patamar dos maiores cineastas contemporâneos do mundo”. O desempenho de Wagner Moura também foi destacado: “Ele sempre foi um bom ator, mas Mendonça Filho faz dele uma estrela de cinema”.
A Variety definiu a produção como uma “imersão sensorial-memorial robusta” e um “suspense dos anos 1970 de alto nível”.
O site The Playlist seguiu o tom, chamando o longa de “uma obra-prima imponente”, que “representa o esforço mais monumental e ambicioso do diretor em uma carreira sem deslizes até agora”. “Única produção latino-americana na competição principal de Cannes neste ano, é um filme cujo valor artístico cresce à medida que o espectador se familiariza com o conjunto da obra do cineasta. Todos os elementos estéticos, predileções de gênero e preocupações ideológicas de Mendonça Filho se unem neste grande painel de época”, acrescenta a crítica, que conclui chamando “O Agente Secreto” de “um triunfo expansivo”.
Outros veículos elogiaram a abordagem do diretor e a pluralidade do elenco, que conta ainda com Maria Fernanda Cândido (“A Paixão Segundo G.H.”), Gabriel Leone (“Senna”) e outros.
Qual é a trama de “O Agente Secreto”?
Ambientado no Recife em 1977, o longa acompanha um homem que retorna à cidade natal após perder a esposa por pneumonia, tentando se reaproximar do filho. Ao chegar, descobre que a cidade está longe da paz que procura, marcada por crimes e disputas em pleno Carnaval, sob o contexto da ditadura militar. O enredo apresenta personagens sombrios, mortes misteriosas, um antigo rival de universidade que recorre a matadores profissionais e uma lenda sobre uma perna encontrada no estômago de um tubarão.
O filme é uma coprodução entre Brasil (CinemaScópio Produções), França (MK Productions), Holanda (Lemming) e Alemanha (One Two Films), com distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes.