George Wendt, da série clássica “Cheers”, morre aos 76 anos

Ator ficou eternizado como Norm Peterson na sitcom dos anos 1980 e teve carreira marcada por participações em séries e filmes

Divulgação/NBC

Morte aconteceu em casa

George Wendt, eternizado como o personagem Norm Peterson na série “Cheers”, morreu aos 76 anos. Segundo comunicado de sua família, o ator faleceu em casa, de forma tranquila, enquanto dormia. A nota oficial destacou que Wendt foi “um homem de família dedicado, amigo querido e confidente de todos que tiveram a sorte de conhecê-lo” e pediu privacidade neste momento.

Começo da carreira

Nascido em Chicago em 17 de outubro de 1948, Wendt iniciou a trajetória artística no grupo de improvisação Second City nos anos 1970, referência do humor americano e de onde saiu parte da primeira geração do “Saturday Night Live”. O talento abriu portas para participações na televisão, incluindo esquetes no “Saturday Night Live”.

Consagração em “Cheers”

A consagração veio como Norm em “Cheers”, sitcom exibida entre 1982 e 1993 pela NBC. O personagem, contador de profissão e frequentador assíduo do bar da série, tornou-se símbolo do americano popular, com frases espirituosas e humor afiado. Wendt atribuía parte do sucesso do personagem, conhecido pelo humor autodepreciativo, à sua capacidade de fazer o público acreditar em Norm como alguém real, próximo do espectador.

O ator esteve presente em todos os 275 episódios da série, ao lado de Ted Danson e Rhea Perlman, e recebeu seis indicações consecutivas ao Emmy de ator coadjuvante em comédia, entre 1984 e 1989.

Carreira maior que a série

Além de “Cheers”, Wendt participou de diversos filmes, incluindo os terrores “morte-nos-sonhos/" class="tag-link" title="Ver mais sobre A Morte nos Sonhos">A Morte nos Sonhos” (1984), “A Casa do Espanto” (1985), as comédias clássicas “Assassinato por Encomenda” (1985), “Fábrica de Loucuras” (1986), “Assassinato em Segundo Grau” (1987), o romance “Eternamente Jovem” (1992) e até o musical “Spice World” (1997), das Spice Girls, além de ter vivido o pai de Macaulay Culkin no clipe de “Black or White” (1991), de Michael Jackson.

Seu estilo descontraído também o levou a papéis recorrentes em séries como “The Naked Truth”, “Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira” e participações especiais em “Os Simpsons”, “Seinfeld”, “Frasier” e “The Larry Sanders Show”, entre outras.

Ele ainda teve sucesso Broadway, onde estreou em “Art” (1998) e protagonizou o musical “Hairspray” como a protagonista Edna Turnblad entre 2007 e 2008, seu papel de maior destaque na carreira teatral.

Vida pessoal

Na vida pessoal, era casado desde 1978 com a atriz Bernadette Birkett, que fazia a voz de Vera, esposa nunca vista de Norm em “Cheers”. Entre os familiares está também o sobrinho Jason Sudeikis (“Ted Lasso”), filho de uma das seis irmãs do ator.