Billie Eilish vence prêmio de Artista do Ano no American Music Awards 2025

Cantora levou sete prêmios, incluindo álbum do ano, e superou Taylor Swift e Kendrick Lamar em cerimônia marcado pela ausências de estrelas

YouTube/Billie Eilish

Billie Eilish lidera volta dos American Music Awards

O American Music Awards 2025 marcou o retorno da premiação após um período de instabilidade, consagrando Billie Eilish como Artista do Ano e maior vencedora da noite, com sete troféus. A cerimônia, transmitida ao vivo pela rede americana CBS em Las Vegas na noite de segunda-feira (26/5), consolidou o domínio da cantora, mas demonstrou a fragilidade da premiação.

Perda de prestígio

A premiação de música popular dos Estados Unidos vem de um período de dois anos de suspensão. O AMA deixou de ser realizado em 2023 e 2023, na primeira interrupção desde sua criação, em 1973. O evento sofreu com a reorganização do calendário de grandes prêmios nos EUA, após a Billboard transferir sua premiação, o Billboard Music Awards, para a tradicional data de novembro, ocupando o espaço do AMA. A concorrência direta levou à perda de patrocínios e o esvaziamento do interesse do público, que afetaram a continuidade do evento.

Mesmo antes da suspensão, o American Music Awards já vinha sofrendo com quedas de audiência, perda de relevância frente a outros prêmios e dificuldades em atrair grandes artistas para participações ao vivo. Em 2022, a cerimônia registrou um dos piores índices de público de sua história e viu estrelas como Taylor Swift e Beyoncé optarem por não comparecer à entrega dos troféus.

Cerimônia ainda mostra impacto da crise

O retorno do AMA em 2025 foi marcado pela predominância de recados em vídeo, novamente devido à ausência de vários indicados, incluindo Taylor Swift, Kendrick Lamar, Beyoncé e a própria Billie Eilish, que agradeceu à distância durante sua turnê europeia. “Isso é uma loucura. Estou sem palavras. Gostaria de poder estar lá esta noite”, ela disse em vídeo gravado para a cerimônia.

A noite também consagrou Gracie Abrams como Artista Revelação do Ano, SZA nas categorias Artista Feminina de R&B e Música de R&B por “Saturn”, e Becky G como Artista Latina Favorita. Beyoncé, mesmo sem comparecer, conquistou seus primeiros troféus country: Artista Country Feminina Favorita e Álbum Country Favorito, por “Cowboy Carter”. Post Malone levou Artista Country Masculino Favorito.