Prêmio reconhece impacto mundial
O anime “Attack on Titan” foi o escolhido como o primeiro vencedor do Global Impact Award, honraria criada pelo Crunchyroll Anime Awards 2025 para reconhecer produções que marcaram profundamente a cultura pop e influenciaram públicos em todo o mundo. Baseada na obra de Hajime Isayama, a animação do estúdio Mappa conquistou audiência global, se destacando entre os animes mais populares da última década.
A produção estreou em 2014, foi exibida em quatro temporadas e chegou ao fim no segundo semestre de 2023. Segundo a Crunchyroll, três temporadas do anime alcançaram 100% de aprovação da crítica e mais de 90% de aprovação do público no Rotten Tomatoes. Os episódios finais foram reunidos no longa “Attack on Titan: The Last Attack”, lançado no final de 2024.
Crunchyroll destaca legado de “Attack on Titan”
De acordo com a plataforma, o Global Impact Award poderá ser concedido anualmente a séries e criadores que tenham promovido mudanças relevantes no universo da animação japonesa. Em comunicado, Gita Rebbapragada, diretora de operações do Crunchyroll, afirmou que o novo prêmio reflete o envolvimento crescente do público jovem com a animação japonesa. “Recentemente encomendamos uma pesquisa que mostra a importância do anime para os fãs, especialmente da Geração Z. Quase 40% dos adolescentes consideram o anime parte fundamental de sua identidade e 30% afirmam que o gênero influenciou sua visão de mundo”, afirmou.
Premiação será transmitida globalmente
A premiação será entregue a um representante do estúdio MAPPA, responsável pela produção das últimas temporadas, que receberá o troféu em nome de todos os criadores do anime durante a exibição da premiação, que reconhecerá os melhores animes do ano.
O Crunchyroll Anime Awards acontece no domingo, 25 de maio, às 17h (horário do Japão), com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Crunchyroll no YouTube e Twitch, além de canais da Sony. Entre as produções favoritas a prêmios estão “Dan Da Dan”, “Solo Leveling” e “Frieren e a Jornada para o Além”.