Constrangimento a bordo
Ingrid Guimarães anunciou que pretende processar a American Airlines após ser obrigada a deixar seu assento na Premium Economy durante um voo de Nova York para o Rio de Janeiro, na última sexta-feira (7/3). Segundo a atriz, um funcionário da companhia aérea determinou que ela deveria ceder o lugar a um passageiro da primeira classe, alegando que um assento daquela categoria estava quebrado.
A artista se recusou a trocar de lugar, mas relatou ter sofrido abuso moral e coação de membros da tripulação, que usaram um tom ameaçador. “É óbvio que vou processar, mas não tem dinheiro que pague o que eu passei”, afirmou Ingrid ao jornal O Globo, após desabar nas redes sociais no fim de semana.
Ameaças e pressão da tripulação
Ingrid Guimarães explicou que, ao contestar a exigência, um segundo funcionário se aproximou e elevou o tom. Segundo ela, um terceiro comissário chegou a ameaçá-la diretamente: “Se a senhora não sair, nunca mais viaja de American Airlines”.
A situação escalou quando a tripulação anunciou que todos os passageiros teriam que desembarcar caso Ingrid não aceitasse a troca. “Colocaram o avião inteiro contra mim. As pessoas diziam: ‘Fala sério que a gente vai ter que descer por conta de um capricho seu'”, relatou.
Um advogado brasileiro que estava no voo a aconselhou a aceitar a mudança para evitar uma situação ainda mais constrangedora. “Ele disse: ‘Ingrid, é melhor você sair, porque daqui a pouco vai sair algemada do avião’.”
Justificativa da companhia
Ao questionar o motivo de ter sido escolhida para ceder o lugar, a atriz recebeu uma resposta que classificou como machista. “Disseram que, provavelmente, era porque eu era mulher e estava viajando sozinha”, revelou.
Após aceitar a troca de assento, Ingrid recebeu um voucher de US$ 300 como compensação. “Não tem a menor chance de eu não processar. Nem é pelo dinheiro, é pelo tratamento”, afirmou.
Posicionamento da American Airlines
Após a repercussão negativa, a American Airlines afirmou ao Globo que entrará em contato com a atriz para apurar o ocorrido. “Nosso objetivo é proporcionar uma experiência de viagem positiva e segura para todos os nossos passageiros. Um membro da nossa equipe está entrando em contato com a cliente para entender mais sobre sua experiência e resolver a questão”, declarou a empresa.