Ingrid Guimarães denuncia coação e abuso moral em voo dos Estados Unidos

Atriz relata ter sido forçada a deixar assento na classe premium economy sob ameaças de funcionários da companhia

Instagram/Ingrid Guimarães

Relato da abordagem no voo

Ingrid Guimarães afirmou ter enfrentado uma “situação abusiva” em um voo da American Airlines, ao ser coagida a abandonar o assento que havia adquirido na classe premium economy. O caso aconteceu na sexta-feira (7/3), durante um voo de Nova York para o Brasil.

“Comprei uma passagem na Premium Economy e, quando já estava sentada com o cinto colocado, um funcionário me comunicou que eu teria de sair do meu lugar e ir para a classe econômica, porque tinha quebrado uma cadeira na executiva, e a pessoa ia pegar meu lugar. Tipo, é uma regra, sai do seu lugar que você pagou. Entendeu, @AmericanAir @AmericanAirBR?”, publicou a atriz no X na noite deste domingo (9/3).

Ameaças e constrangimento

Ingrid recusou a ordem, argumentando que desconhecia qualquer regra que justificasse a exigência da companhia. Segundo ela, os funcionários passaram a pressioná-la e a ameaçá-la.

“Eles começaram a me coagir, dizendo que eu nunca mais viajaria de American Airlines. Eu disse: ‘Tudo bem’. Aí, foram aparecendo três pessoas, todas me ameaçando e dizendo que o voo não ia sair, que todo mundo ia ter de descer do voo por minha causa”, relatou.

Diante da pressão e do constrangimento causado pela situação, a atriz aceitou mudar para a classe econômica.

“Eu fiquei constrangida, porque alguns [passageiros] brasileiros que não sabiam da situação começaram a gritar comigo. E é claro que, diante de um constrangimento público, eu fui para a classe econômica. Coação, abuso moral, desrespeito e ameaças”, escreveu.

Tratamento agressivo com familiares

Ingrid também relatou que funcionários da companhia trataram sua irmã e seu cunhado de forma agressiva, ordenando que “calassem a boca”. Um dos comissários, identificado como o único brasileiro da tripulação, teria sido ainda mais incisivo.

“Ele disse que eu teria de sair do lugar ‘por bem ou por mal’”, afirmou.

A atriz questionou a postura da companhia, sugerindo que a empresa poderia ter adotado uma abordagem diferente para resolver o problema.

“Agora, eu te pergunto: o que eu tenho a ver com a cadeira quebrada da executiva dos outros? Não deveriam oferecer para outras pessoas também talvez uma bonificação, ou alguém que quisesse ir por um desconto. Uma negociação, e não uma imposição?”, declarou.

Viralizou

Divididos em vários posts, os comentários viralizaram, com muitos internautas prestando solidariedade. Respondendo alguns curiosos, ela acrescentou mais detalhes, incluindo por que os funcionários implicaram justamente com ela e não pediram para outro passageiro trocar de lugar. “Adivinha por quê? Mulher viajando sozinha (minha reserva era sozinha). Assim disse o funcionário que perguntei. Assim caminha a humanidade”, ela explicou.

Ela avisou que pretende publicar um vídeo no Instagram com toda a denúncia na segunda-feira (10).

O espaço segue aberto para posicionamentos, declarações e atualizações das partes envolvidas no caso, que queiram responder ao que foi levantado.